Argentina e Chile vão barrar voos do Reino Unido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CDC/Alissa Eckert

Diversos países do mundo estão interrompendo o fluxo de voos com o Reino Unido após a descoberta de uma nova cepa do novo coronavírus – que, segundo as próprias autoridades britânicas, se epalha mais rápido que as outras variantes do vírus causador da Covid-19.

Segundo a OMS, a nova cepa também já foi identificada na Dinamarca, Holanda e Austrália.

Até o início da madrugada desta segund-feira, na América do Sul, Argentina, Chile e Colômbia já haviam suspendido todos os voos diretos de e para o Reino Unido. O Equador também está considerando fortalecer as medidas para controlar a propagação do vírus.

De acordo com um comunicado conjunto publicado domingo pelos Ministérios da Saúde e do Interior da Argentina, o país só permitirá que mais um voo da Grã-Bretanha pouse no aeroporto internacional de Buenos Aires na manhã desta segunda-feira. Os voos posteriores foram todos cancelados.

O governo chileno anunciou no Twitter que todos os voos de e para o Reino Unido serão suspensos, a partir desta terça-feira, e que os viajantes que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias terão que se auto-quarentenar.

O presidente colombiano Iván Duque também anunciou que todos os voos entre a Colômbia e o Reino Unido serão suspensos a partir de segunda-feira. Os viajantes que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias também terão que permanecer em quarentena ao entrar na Colômbia.

Veja outros países que já tomaram medidas semelhantes:
– Hong Kong
– Argentina
– Chile
– Índia
– Itália
– Canadá
– Irã
– Noruega
– Dinamarca
– Polônia
– Colômbia
– Marrocos
– Bulgária
– França
– Alemanha
– Turquia
– Bélgica
– Holanda
– Letonia
– Portugal
– Irlanda
– El Salvador
– Arábia Saudita

Australia, Índia e Hong Kong anunciaram nesta segunda-feira (21) que suspenderam voos saídos do Reino Unido.

Na noite de domingo, o Canadá se tornou mais um país a interromper voos país após a descoberta da mutação.

O governo canadense anunciou que vai proibir a maioria das viagens de passageiros vindos ou com destino ao Reino Unido a partir da meia-noite de domingo por pelo menos 72 horas. O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, confirmou a notícia em um tuíte na noite de domingo, dizendo que a medida era tomada para ‘proteger’ os canadenses em todo o país.

No domingo, a França anunciou que suspenderia as viagens de e para o Reino Unido por 48 horas a partir da meia-noite, horário local, devido ao “novo risco para a saúde”, disse o primeiro-ministro francês, Jean Castex. Tanto o porto de Dover quanto o Eurotunnel anunciaram posteriormente fechamentos.

A Irlanda anunciou que proibirá voos da Grã-Bretanha ao menos na segunda e terça-feira. “No interesse da Saúde Pública, as pessoas na Grã-Bretanha, independentemente da nacionalidade, não devem viajar para a Irlanda, por via aérea ou marítima”, anunciou o governo irlandês em um comunicado.

A Itália também suspenderá os voos de e para o Reino Unido, bem como proibirá a entrada de qualquer pessoa que esteve no Reino Unido nas últimas duas semanas, disse o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook no domingo.

Portugal vai permitir que apenas portugueses cheguem em voos provenientes do Reino Unido, com um teste para Covid-19, segundo o ministro do Interior do país.

Enquanto isso, o primeiro-ministro Alexander De Croo disse que a Bélgica bloqueará viajantes do Reino Unido por 24 horas na segunda-feira como uma “medida de precaução”, embora a proibição possa ser estendida se necessário.

“Como medida de precaução, decidimos interromper os voos do Reino Unido a partir da meia-noite por um período de 24 horas, e tão importante quanto para o nosso país, fazer o mesmo para o Eurostar (trem) – porque essa é realmente a principal forma que as pessoas do Reino Unido entram em nosso país “, disse, falando a uma emissora afiliada da CNN, a VRT “De Zevende Dag.”

Um porta-voz do governo da Polônia também informou que o país suspenderá voos ligados ao Reino Unido a partir desta segunda-feira à noite.

Holanda e Letônia anunciaram proibições mais longas de voos vindos do Reino Unido, que durarão ao menos até o ano novo. O governo holandês, que também proibiu passageiros de balsa que chegam do Reino Unido, disse que a mesma variante do vírus foi detectada na Holanda. A Estônia também anunciou uma suspensão do tráfego aéreo com o Reino Unido até o final do ano.

Já a República Tcheca impôs uma quarentena obrigatória de 10 dias para qualquer pessoa que chegasse do Reino Unido a partir de domingo.

Com mais restrições, a Arábia Saudita está suspendendo todos os voos internacionais para viajantes – bem como a entrada por portos terrestres e marítimos – por uma semana.

A Turquia proibiu voos do Reino Unido, África do Sul, Holanda e Dinamarca, de acordo com a agência estatal Anadolu. E Israel suspendeu voos vindos da Grã-Bretanha, Dinamarca e África do Sul, e impedirá que cidadãos estrangeiros desses países entrem no país.

Também na Ásia, o Irã anunciou a suspensão dos voos de e para o Reino Unido por duas semanas no domingo, de acordo com a agência de notícias estatal IRNA, citando um funcionário do Ministério de Estradas e Desenvolvimento Urbano.

O vice-ministro Shahram Adamnejad disse que o Ministério da Saúde e Educação Médica do Irã decidiu “interromper os voos entre os dois países por causa da disseminação de uma nova variante da doença de Covid-19 no Reino Unido”, relatou a IRNA.

A onda de proibições de viagens que se seguiu isolou viajantes do Reino Unido de grande parte da Europa e de outras partes do mundo. Também estimulou a decisão de realizar uma reunião governamental de emergência na segunda-feira, presidida pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

A reunião se concentrará nas restrições ao movimento internacional e “em particular no fluxo constante de carga de entrada e saída do Reino Unido”, disseram eles. “Mais reuniões estão acontecendo esta noite e amanhã de manhã para garantir que planos robustos estejam em vigor.”

CNN Brasil

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.