Assalto cinematográfico em SC tinha carros pintados e blindados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Janniter de Cordes

O Instituto Geral de Perícias (IGP) informou que nove dos 10 carros usados pelos criminosos na fuga do assalto a agências bancárias em Criciúma, Santa Catarina, na madrugada de terça-feira, eram blindados e foram pintados de preto para camuflagem. Durante o ataque, que começou na noite de segunda-feira, houve intensa troca de tiros, os bandidos bloquearam a cidade e funcionários da prefeitura foram feitos reféns. Um PM ficou ferido e está internado em estado grave.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o perito-geral do IGP, Giovani Adriano, afirmou que foi feita uma perícia externa dos carros no local do crime. Os veículos ainda passarão por uma perícia interna. Foram encontradas manchas de sangue em dois carros.

– Tem dois veículos, principalmente um ali que não era blindado. Ele foi alvejado durante a fuga ou durante a ação do crime e quem estava conduzindo foi atingido. Tem bastante sangue ali dentro do veículo. E tem mais um outro veículo também com manchas de sangue. A gente não sabe se foi o condutor daquele veículo que mudou para o outro veículo, mas nós coletamos também esse vestígio biológico que será encaminhado para o nosso laboratório central para que a gente consiga extrair o perfil genético e tentar colocar no banco de dados nacional para tentar descobrir quem foi o autor desse delito – disse Giovani Adriano.

O IGP também realizou uma perícia dentro da agência bancária que foi roubada. Ali foram encontrados “vestígios biológicos” e impressões digitais.

– Podemos adiantar é que não foi (o assalto) em caixa eletrônico, foi num depósito onde estavam os papéis-moeda. Arrombaram algumas portas com a utilização de explosivos, de maçaricos e adentraram no depósito do banco – afirmou o perito-geral.

O perito acrescentou que as investigações apontam para um crime planejado ao longo dos últimos meses.

– A gente tem uma expectativa que eles já estavam aqui na região pelo menos há três meses se organizando para praticar esse crime – declarou o perito-geral do IGP.

Na noite de segunda-feira, a ação teve início quando criminosos em dez veículos atearam fogo a um caminhão em frente ao 9º Batalhão da Polícia Militar e atiraram contra o prédio. Depois, a caminho do centro da cidade, houve troca de tiros com duas patrulhas. O PM Jefferson Esmeraldinho foi atingido no abdômen e passou por cirurgia.

Os criminosos usaram explosivos para roubar uma agência do Banco do Brasil e mantiveram seis funcionários da prefeitura de Criciúma como reféns, no meio da rua, enquanto efetuavam disparos. O alvo da ação foi o cofre da tesouraria regional do banco. Parte dos reféns foram obrigados a ajudar os bandidos a guardarem as cédulas em malotes.

Policiais de cidades vizinhas e do Rio Grande do Sul começaram a chegar a Criciúma cerca de 1h depois da fuga dos criminosos. Os bandidos se dirigiram para Nova Veneza, a 18km da cidade. Antes, eles ameaçaram a equipe de uma rádio local que transmitia informações sobre o assalto, levando os jornalistas a se esconderem no prédio.

Quatro pessoas foram presas no início da manhã por terem recolhido R$ 810 mil em cédulas abandonadas pelos criminosos na rua. A Polícia Civil informou que o dinheiro foi encontrado em um apartamento. Os presos não teriam relação com o assalto. Segundo a polícia, foram encontrados ainda cerca de R$ 300 mil na rua.

Os dez veículos usados pelos criminosos foram encontrados pela Polícia Civil em um milharal de Nova Veneza, abandonados. A polícia investiga se os carros, todos de marcas de luxo, tinham placas clonadas.

O esquadrão antibombas foi acionado para desarmar quatro artefatos deixados pelos criminosos. Três deles estavam próximos à Praça do Congresso, no centro, e um estava na agência bancária.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.