Bolsonaro diz que Brasil pode ter apagão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro justificou nesta terça-feira que o aumento na conta de luz anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi tomado em função de “níveis baixíssimos” dos reservatórios. Segundo o presidente, se nada for feito o país corre risco de ter apagões.

O comentário foi feito em uma postagem no Facebook em que um internauta reclamou do aumento da conta.

 — Foto: Reprodução/Facebook/@jairmessias.bolsonaro

“As represas estão [com] níveis baixíssimos”, escreveu o presidente. “Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício”.

O reajuste temporário, aprovado ontem pela Aneel, entrou em vigência hoje. A medida leva em conta o baixo nível de usinas hidrelétricas, o que obriga o governo a acionar as usinas térmicas, cujo custo de operação é mais alto.

Por decisão do comando da Aneel, os consumidores pagarão em dezembro o adicional de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A cobrança corresponde à sinalização na fatura a cor com que representa o valor mais caro: a bandeira vermelha Patamar 2.

O sistema de bandeiras tarifárias, de um lado, serve para sinalizar ao consumidor a melhora ou piora das condições de abastecimento de energia elétrica no país, o que impacta diretamente no custo e na qualidade da fonte de geração. Quanto mais baixo o nível dos reservatórios das hidrelétricas, mais termelétricas – mais caras e poluentes – são acionadas.

Mas, por outro lado, as bandeiras tarifárias também aliviam as distribuidoras de eventual pressão de caixa. Isso porque as concessionárias são obrigadas a honrar à vista o custo das termelétricas e somente serão compensadas por essa despesa no reembolso diluído em 12 meses contados a partir da aprovação do reajuste anual seguinte.

Preocupada com os efeitos da pandemia sobre as distribuidoras, a Aneel aprovou este ano o acesso ao empréstimo bancário que pode totalizar até R$ 16,1 bilhões. A ajuda foi batizada de Conta Covid.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.