Cai prática desleal da Globo na publicidade
Foto: Reprodução
O plenário do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu em reunião extraordinária, nesta segunda-feira (21), rejeitar o recurso do Grupo Globo contra a proibição de que a emissora assine novos contratos com agências de publicidade prevendo descontos que acabem levando à exclusividade.
Prática comum no mercado de propaganda, o BV (iniciais do Bônus de Venda), como é conhecido, é um plano de incentivo que prevê abatimentos às agências que mais atraírem anunciantes para um canal.
No início de dezembro, a Superintendência-Geral do Cade, porta de entrada das empresas no tribunal que cuida da livre concorrência no país, instaurou uma investigação preliminar sobre a TV Globo pela suposta prática anticompetitiva de abuso de mercado pela concessão de grandes descontos para agências com o intuito de concentrar a publicidade nacional.
A emissora é líder em audiência e concentra mais de 50% da propaganda nos canais abertos e acima de 30% da TV fechada, segundo estimativas de mercado.
A empresa recorreu à Justiça e, dias depois, obteve um mandado de segurança garantindo a suspensão da cautelar. Enquanto isso, buscou no Cade a reversão da medida até que o mérito do processo seja julgado pelo tribunal.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.