Deputado que assediou Isa Penna é afastado por seu partido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Cidadania anunciou nesta sexta-feira, 18, o afastamento do deputado Fernando Cury, acusado de assédio sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL) durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Segundo documento assinado pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire, Cury ficará afastado até a conclusão do procedimento disciplinar no âmbito partidário.

“O Deputado Estadual Fernando Cury fica liminarmente afastado de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, diz o documento, que classificou como “grave” o episódio envolvendo o parlamentar.

O vídeo do momento do assédio foi transmitido ao vivo pelo canal da Alesp no YouTube. Nele, a parlamentar aparece conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás da deputada, colocando a mão na lateral de seus seios. Em seguida, Isa empurra o deputado para afastá-lo de seu corpo.

Isa penna

Nesta sexta, a deputada anunciou o lançamento de um manifesto com abaixo-assinado em que pede a cassação de Cury. Segundo nota oficial, a iniciativa foi necessária pois a Comissão de Ética da Assembleia, composta por uma mulher e cinco homens, pautaria o caso somente para março próximo. “O silêncio do governador, João Doria, e do presidente da Alesp, Cauê Macris, apontam que o plano é empurrar o caso para debaixo do tapete”, disse Isa nas redes sociais.

Macris afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que a Casa tomou as medidas necessárias com a abertura imediata de um processo no Conselho de Ética assim que a denúncia foi feita pela deputada do PSOL. Procurado por meio de assessoria de imprensa, o governador não havia se manifestado.

ctv-58v-whatsapp-image-2020-12-18-at-161616

O boletim de ocorrência eletrônico e a representação no Conselho de Ética da Alesp foram efetuados ainda na quinta-feira, 17, mas o boletim presencial, que seria feito nesta sexta, acabou sendo adiado por orientação da equipe jurídica da parlamentar.

Natural de Botucatu, Fernando Cury está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Foi reeleito em 2018 com aproximadamente 100 mil votos. Apesar de membro da bancada ruralista, é membro efetivo da Comissão de Saúde na Casa e tem como destaque a autoria da Lei 16.790/2017, que institui a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, entre os dias 8 e 14 de novembro, e da Lei 16.790/2018, que cria o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea.

Aos 41 anos de idade, Cury é oriundo de uma família tradicional na política. Seu pai, Antônio Jamil Cury, foi o prefeito de Botucatu por 10 anos, comandando a cidade de 1983 a 1988, e 1993 a 1996. Seu irmão, João Cury, esteve à frente do município por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, e é o atual presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.