Governadores querem que estado de calamidade permaneça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PATRICIA BORGES/AM PRESS & IMAGES / Estadão Conteúdo

A três dias do fim de 2020, governadores farão uma nova ofensiva junto ao Palácio do Planalto pela prorrogação por seis meses do estado de calamidade pública por conta da pandemia da Covid-19. Em março, o Congresso aprovou o decreto com efeito até 31 de dezembro.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena a estratégia para o combate à Covid-19 do Fórum Nacional de Governadores, disse à CNN que pretende se reunir com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para tratar do tema.

Na manhã desta segunda-feira (28), os nove governadores do Consórcio do Nordeste tiveram um encontro virtual e a necessidade de prorrogar o estado de calamidade pública foi debatida na reunião.

Segundo Dias, a ideia é que o prazo seja estendido por seis meses, mas com a possibilidade de revisão mensal.

“A calamidade pode ser suspensa a qualquer momento. Ninguém quer viver permanentemente em calamidade. Pelo contrário, queremos sair rapidamente, mas é preciso começar a vacinação para que tenhamos uma solução de saída segura”, afirmou o governador do Piauí.

No último dia 18, governadores de 17 Estados, entre eles o próprio Dias, enviaram um ofício ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pedindo a prorrogação do estado de calamidade pública.

No documento, os chefes dos Executivos estaduais afirmaram que o “aumento do número de casos da doença, com elevação da taxa de transmissibilidade em várias regiões brasileiras, alto percentual de utilização de leitos clínicos e de terapia intensiva e crescimento diário do número de óbitos” tornam necessário “reconhecimento de que o país ainda se encontra em estado de calamidade pública”.

Para defender a proposta, os governadores também citaram o fato de que “apenas no final do primeiro semestre de 2021 teremos a imunização da população brasileira próxima de 70%”.

Na prática, o estado de calamidade pública torna menos burocrática uma série de ações do governo federal, como a liberação de recursos federais para o atendimento da população em si ou para entidades e órgãos públicos.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.