Anvisa decide hoje se vai liberar vacina chinesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decide neste domingo, 17, sobre os pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a do Instituto Butantan e da Fiocruz. A previsão de duração da reunião, que começou pouco depois das 10h, é de cinco horas. A agência tem 50 profissionais envolvidos diretamente nas análises.

A reunião conta com os cinco diretores da Anvisa, e a decisão é por maioria simples. Ou seja, três votos a favor ou contra definem o resultado. A diretora Meiruze Freitas é a relatora dos dois pedidos de uso emergencial.

A reunião começou com a avaliação da CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac/Biontech, e que no Brasil é produzida conjuntamente com o Instituto Butantan. Ela teve o uso emergencial aprovado em países como Indonésia e Turquia. O outro imunizante analisado na reunião deste domingo é Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A agência reguladora do Reino Unido, uma das mais respeitadas do mundo, por exemplo, autorizou o uso desta vacina.

Caso a Anvisa aprove o uso emergencial das duas vacinas neste domingo, o Ministério da Saúde afirmou que a vacinação em todo o país teria início na próxima quarta-feira, dia 20. Um diretor da Anvisa disse a VEJA, na condição de não ter seu nome divulgado, que o fato de as vacinas em análise já terem sido aprovadas por outras agências internacionais ajuda na aprovação dos mesmos produtos no Brasil.

Três áreas técnicas farão uma apresentação de cada uma das vacinas. A área de medicamentos avalia os estudos clínicos e de eficácia e segurança; a de certificação de Boas Práticas de Fabricação verifica se os locais de fabricação da vacina têm condições adequadas; e, por último, a área de monitoramento de eventos adversos avalia e investiga depois da vacinação se as pessoas tiveram alguma reação à vacina.

Os dois pedidos de uso emergencial são independentes, e, por isso, são apresentados de forma separada na reunião, que é extraordinária. O encontro foi agendada para este domingo por ser o penúltimo dia do prazo que a própria Anvisa estabeleceu para apresentar uma decisão. Se as vacinas forem aprovadas, a decisão passa a valer a partir do momento em que houver a comunicação oficial ao laboratório. A decisão é publicada no portal da Anvisa. Não há necessidade de publicação no Diário Oficial da União.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.