Desesperados, funcionários da Ford fazem vigília na porta da fábrica
Foto: Reprodução/ Folha
Após a assembleia que reuniu 500 empregados da Ford de Taubaté (SP) na segunda (11), trabalhadores determinaram uma madrugada de vigília em frente à montadora. A ordem era para que as portas permanecessem fechadas. “Nada entra e nada sai” foi a orientação de Cláudio Batista da Silva, que preside o Sindicato de Metalúrgicos no município.
A notícia sobre o fechamento das fábricas no Brasil foi comunicada pela Ford ao sindicato por telefone às 15h30. “Clima de velório”, relata Silva.
O dia de mobilização em Taubaté será para encaminhar os próximos passos. No radar do sindicato está uma reunião com o governador João Doria (PSDB), intermediada pelo prefeito Saud (MDB), segundo o líder sindical. Setecentas pessoas seguirão empregadas no estado, mas não na área fabril.
Meia volta Para Ricardo Bacellar, sócio da área automotiva da KPMG no Brasil, a pandemia apenas catalisou a situação desfavorável da montadora no país. “A Ford não tomou essa decisão por desgostar do Brasil,” afirma. A conjuntura envolve prioridade de investimentos em mercados rentáveis e em produtos como carros elétricos e autônomos.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.