Desgoverno pós-golpe levou Ford embora

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Foto: Ford

O fim da produção de veículos Ford no Brasil é um movimento estudado pela montadora desde muito antes da pandemia de Covid-19. Se dependesse da matriz americana, o encerramento já teria ocorrido.

A instabilidade começou na crise de 2014 e seguiu até se tornar incontornável, não sem seguidos sinais de que era mais vantajoso apostar na Argentina e no México para abastecer os principais mercados da América Latina.

Os motivos são conhecidos. Os custos de produção no Brasil e sua complexa carga tributária só justificam a manufatura local de veículos diante de um grande volume de vendas conciliado à estabilidade monetária. Sem isso, a indústria segue um ciclo contínuo de planos de incentivo pontuais que não têm desfecho nem transição.

Nessa lógica, as perdas de alguns anos eram compensadas nos seguintes, com maior ou menor prejuízo para indústria e consumidores. Mas esse ciclo se quebrou.

Com a retração do mercado interno, a desvalorização do real e as constantes mudanças de regras para a indústria automotiva, as matrizes aumentaram a pressão e reduziram o poder de negociação das filiais instaladas no Brasil.

Redação com Folha

 

 

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