Doria vai fechar comércio à noite pra combater covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo de SP

Em meio a um cenário de alta de casos, óbitos e internações relacionadas à Covid-19, o governo de São Paulo irá restringir ainda mais a movimentação no estado. Na medida mais dura desde o começo da chamada “segunda onda”, o governo decidiu adotar um modelo mais rígido após às 20h e nos finais de semana, permitindo apenas o funcionamento de serviços essenciais. As medidas serão anunciadas nesta sexta-feira pelo governador João Doria (PSDB). As medidas entrarão em vigor a partir do dia 25 de janeiro.

Assim, com a decisão, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais terão que fechar após às 20h. Nos fins de semana, a medida valerá durante todo o dia.

Integrantes do Centro de Contingência apontam que a decisão do Palácio dos Bandeirantes indica a preocupação com os números e as projeções feitas para a próxima semana e sublinha o momento de incerteza e preocupação enquanto a doença avança não apenas em São Paulo mas em outras regiões e em outros países.

— A razão está na ciência, na medicina. Dos que conhecem isso, dos que vivenciam isso e diariamente nos hospitais de Sâo Paulo socorrem pessoas em busca da cura. Muitos conseguem, outros não — afirmou o governador João Doria (PSDB).

Nos dias úteis, os estabelecimentos terão que obedecer às regras do sistema de fases em que suas cidades estão inseridas. Nesta sexta-feira, o governador João Doria deverá anunciar também uma nova reclassificação de todo o estado. A capital, por exemplo, estava na fase amarela, de restrição intermediária, até esta semana. Com o aumento da ocupação de leitos de UTI na Grande São Paulo, contudo, deve passar para a fase laranja, mais restritiva.

A decisão ocorre enquanto a ocupação de leitos de UTI cresce em todo o estado. Até esta quinta-feira, 71% das vagas reservadas para pacientes com Covid-19 estavam ocupadas.

Os números estão crescendo em todo o estado e em um ritmo acelerado: nos últimos sete dias, a ocupação de leitos vem crescendo 0,5 pontos percentuais por dia.

Apenas no município de São Paulo, a ocupação já se aproxima de 74%. Mas a situação é pior em outras regiões do estado. Em Marília, 87% das vagas de UTI para Covid-19 estão ocupadas. Em Franca, o número é de 85%. Em Presidente Prudente, 81%.

O que mais preocupa o governo estadual, entretanto, é a curva ascendente. Ou seja, os números ainda não deram sinal de que vão diminuir. A situação é mais preocupante em Barretos, Taubaté, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Outro sinal claro da aceleração da doença é a positividade dos testes realizados no estado até agora. Em dezembro, 35% dos testes realizadas para detectar o novo coronavírus voltavam positivo, confirmando o diagnóstico da doença.

Esse número cresceu em janeiro: a cada dez testes, quatro estão retornando positivo. Em alguns laboratórios, como os da rede Dasa, por exemplo, o número de testes positivos para Covid-19 já é maior que o de dezembro. O aumento ocorre apesar do número de testes negativos ainda ser menor.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.