Entenda ameaça do PGR sobre “Estado de defesa”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio/Estadão

Previsto o artigo 136 da Constituição, o estado de defesa tem o pretexto de “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.

O instituto prevê uma série de medidas coercitivas, como restrições de direitos de reunião, de sigilo de correspondência, e de comunicação telegráfica e telefônica. Além disso, o estado de defesa acaba com garantias como a exigência do flagrante para uma prisão.

A medida pode ser decretada pelo presidente, após serem ouvidos os conselhos da República e o de Defesa Nacional, formados pelo vice, chefes das Forças Armadas, presidentes da Câmara, do Senado, líderes do Congresso, entre outros. O decreto é então submetido ao Congresso, que tem dez dias para aprová-lo ou rejeitá-lo.

Na quarta, 20, o procurador-geral da República, Augusto Aras, reconheceu indiretamente que a pressão por um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro está crescendo no País e alertou para o risco de “alastramento da crise sanitária para outras dimensões da vida pública”. Em texto, Aras citou a pandemia para insinuar que o presidente pode decretar o estado de defesa com o objetivo de preservar a estabilidade institucional e disse que o tempo é de “temperança e prudência”.

Para o ex-presidente do STF Carlos Velloso, que integra o Conselho da República, Aras “se enganou” ao falar de medida tão drástica.

Quem integra o Conselho da República, que é presidido pelo presidente da República:
– Vice-Presidente da República (Hamilton Mourão);

– Presidente da Câmara dos Deputados (Rodrigo Maia);

– Presidente do Senado Federal (Davi Alcolumbre);

– Líderes da maioria e da minoria na Câmara dos Deputados (Aguinaldo Ribeiro, PP-PB; e José Guimarães, PT-CE, respectivamente);

– Líderes da maioria e da minoria no Senado Federal (Eduardo Braga, MDB-AM; e Randolfe Rodrigues, Rede-AP);

– Ministro da Justiça (André Mendonça);

– Seis cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos, todos com mandato de três anos, vedada a recondução, sendo: dois nomeados pelo presidente da República; dois eleitos pelo Senado; e dois eleitos pela Câmara.

Quem integra o Conselho de Defesa Nacional, também presidido pelo presidente da República:
– Vice-presidente da República (Hamilton Mourão);

– Presidente da Câmara dos Deputados (Rodrigo Maia);

– Presidente do Senado Federal (Davi Alcolumbre);

– Ministro da Justiça (André Mendonça);

– Ministro da Marinha (Comandante Ilques Barbosa Jr);

– Ministro do Exército (Comandante Edson Pujol);

– Ministro das Relações Exteriores (Ernesto Araújo);

– Ministro da Aeronáutica (Comandante Antônio Carlos Moretti Bermudez);

– Ministro da Economia (Paulo Guedes).

Estadão

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.