Extrema-direita mundial descobre “Twitter de direita”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A decisão do Twitter de banir a conta do presidente dos EUA, Donald Trump, gerou um debate sobre os limites da liberdade de expressão e a força das grandes companhias de tecnologia, as chamadas “big techs”.

Mas há outro aspecto, menos badalado, a ser discutido: esse tipo de coisa funciona? Coibir discursos extremistas, banindo contas ou dificultando a existência de plataformas online, gera o efeito desejado? A resposta, como esse caso mostra, é um definitivo não.

Bastou Trump ser banido para uma parte considerável de seus apoiadores, inclusive no Brasil, migar para um clone conservador do Twitter, o Parler. Ato contínuo, plataformas como Amazon, Apple e Google decidiram removê-lo de suas lojas de aplicativos e servidores, o que na prática o inviabiliza.

O que fizeram os conservadores? Foram atrás de mais uma alternativa. No caso, outra rede social de viés direitista, o Gab. Até a publicação deste texto, ela seguia no ar, até porque afirma que tem servidores próprios e não depende das “big techs” para se manter no ar.

Redação com Folha  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.