FAB começa a transferir vítimas manauaras da covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza nesta sexta-feira a transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus, no Amazonas, para São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília (DF) e Goiânia (GO). O Ministério da Saúde informou que estão garantidos 149 leitos.

No início da manhã, nove pacientes e cinco médicos embarcaram para Teresina (PI). Eles foram levados em aeronaves C-99, com capacidade para 25 pacientes deitados em macas dentro de voos. “Os pacientes que serão trasladados atendem a critérios clínicos definidos pela equipe médica”, afirma o Ministério da Saúde em nota.

O Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, informou que, mesmo com a imediata disponibilidade de vários governadores em apoiar os amazonenses, foi realizado um estudo para saber “quais estados poderiam receber pacientes sem sobrecarregar a assistência local”.

Hospitais particulares de Brasília já receberam ontem cinco pacientes de Manaus, outros dois aguardam liberação de convênio.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) informou que vai acolher 20 pacientes para tratamento em leitos de enfermaria. Segundo o HUB, a infraestrutura necessária foi preparada na Unidade de Pronto-Socorro, onde atualmente já funcionam 10 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, estão garantidos 149 leitos para tranferência de pacientes do Amazonas: 40 em São Luís (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 04 em Fortaleza (CE); 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal.

Além da FAB, o governo poderá dispor da aviação civil para o transporte de pacientes do Amazonas. O deslocamento, segundo o ministério, será realizado com a presença de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu ontem o colapso do atendimento de saúde de Manaus. A cidade enfrenta falta de oxigênio hospitalar com o aumento de casos de coronavírus.

Dois aviões da FAB chegaram na capital do Amazonas na madrugada de hoje carregados com cilindros de oxigênio. Eles foram enviados de Guarulhos (SP) para ajudar na crise de saúde no estado.

 

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.