Governadores exigem de Bolsonaro calendário de vacinação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Após o alívio pelo primeiro passo dado rumo à vacinação dos brasileiros contra a covid-19, os governadores aguardam o detalhamento pelo Ministério da Saúde do Plano Nacional de Imunização. A expectativa é de que ele seja apresentado em reunião na terça-feira, 12. Segundo Helder Barbalho (MDB-PA), é preciso também “alinhar” a logística com o time de Eduardo Pazuello. O ministro falou em começar a imunização em duas semanas, mas ninguém viu os detalhes. Entre as muitas dúvidas, ninguém sabe se haverá seringa para todos os Estados.

“Em condições normais, já estaríamos com tudo pronto. Precisamos correr contra o tempo porque está tudo atrasado”, disse Barbalho.

Para Wellington Dias (PT-PI), a liminar de Ricardo Lewandowski, impedindo que o governo federal requisitasse seringas e agulhas compradas por João Doria (PSDB-SP), deu segurança jurídica para outros Estados e municípios.

Se insistisse na requisição, o ministério poderia desorganizar o sistema de vacinação estadual, diz o governador do Piauí.

“O governo federal, para ajudar, tem que comprar ou requisitar de indústrias ou distribuidoras que tenham estoque. Os Estados ou municípios fizeram um esforço por seringas, agulhas e EPIs para suportar a vacinação, considerando até a insegurança se haveria entrega por parte da União”, afirmou Dias.

Nas ações de conflitos federativos, o ministro Lewandowski tem tido posicionamento de garantir autonomia aos Estados. Mas quem quiser ter a segurança jurídica de São Paulo terá de acionar o STF.

Dimas Covas, o diretor do Butantã, foi uma escolha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que o nomeou para o cargo em meio a uma crise no instituto e sob forte desconfiança de setores da Saúde.

Por essas e outras razões, Alckmin e membros de sua equipe no governo comemoraram demais os avanços do Butantã na busca pela vacina. O Instituto Butantã, por ora, é a grande aposta do País para iniciar a vacinação.

Enquanto o cartão de vacinação de Jair Bolsonaro foi colocado em sigilo por cem anos, segundo a revista Época, Kim Kataguiri (DEM-SP) postou o dele nas redes.

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.