PSDB pode votar no candidato de Bolsonaro na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Editoria de Arte

Ao mesmo tempo em que começam a viajar pelo país em busca de mais apoios para a disputa pela presidência da Câmara, os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) investem em “traições” de parlamentares cujos partidos integram formalmente o bloco do adversário.

Aliados do emedebista, candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contabilizam, por exemplo, 15 votos do PSD – a bancada tem 35 –, legenda que está ao lado de Lira. Baleia conta que terá espaço, inclusive, entre deputados do PP, partido do adversário. O bloco de Maia espera que dez dos 40 parlamentares da sigla de Lira votem em Baleia – também é do PP o deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), aliado de Maia, que foi cotado para ser o candidato do bloco ao posto.

O grupo de Baleia aposta ainda em votos vindos do Republicanos (sete dos 31 integrantes da bancada), PL (sete de 43) e Solidariedade (cinco de 13). Por esta conta, o emedebista “tiraria” 44 votos de Lira – os partidos que integram oficialmente o bloco do candidato do PP somam 195 parlamentares.

Já no lado de Lira, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, a contabilidade prevê mais da metade dos votos da bancada do PSL, partido que integra o bloco de Baleia. Aliados do candidato do PP dizem que 28 dos 53 parlamentares vão “mudar de lado”. São esperadas ainda defecções no PSDB (15 dos 33 deputados), PSB (15 de 30), PDT (13 de 27) e DEM (10 de 28) – o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), ex-líder do partido, está viajando ao lado de Lira.

O grupo do candidato do PP espera ainda que parte do PT, partido que decidiu apoiar Baleia em votação apertada, não siga a orientação partidária. De acordo com esta contabilidade, Lira atrairia 81 dos 278 deputados que, oficialmente, estão ao lado do candidato de Maia.

Para viabilizar estas “traições”, Lira adotou a estratégia de negociar individualmente com os parlamentares. Já Baleia vem conseguindo obter vantagem com as lideranças e direções partidárias.

No grupo do emedebista, estão as duas maiores bancadas: o PT, com 52 parlamentares, e o PSL, com 53. Partidos de centro e de esquerda completam a lista: MDB, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. São 11 legendas com 278 deputados.

Já o bloco de Lira possui 195 parlamentares e forte presença do centrão. As maiores bancadas são as do PL, com 43 deputados, e do PP, com 40. Também estão no grupo Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.