PSL deve expulsar 20 bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

A Executiva Nacional do PSL decidiu nesta terça-feira encaminhar denúncia contra 20 parlamentares ao Conselho de Ética da legenda. Eles são acusados por ato de infidelidade partidária. O processo, a depender da avaliação da direção da sigla, pode culminar com a expulsão dos deputados. A ação é uma retaliação ao movimento de parte da bancada na Câmara que tentar formalizar o apoio do partido a Arthur Lira (PP-AL) na disputa à presidência da Câmara.

Rachado, o PSL já havia negociado uma aliança com Baleia Rossi (MDB-SP). As representações foram elaboradas pelo deputado Junior Bozella (PSL-SP), presidente do diretório estadual de São Paulo. Ele quer a expulsão dos parlamentares e conta com o apoio do presidente nacional do partido, Luciano Bivar.

— Foram acatadas as representações, de forma unânime. Entrei com as 20 representações, e foi deliberado para que fossem ao Conselho de Ética. São deputados reincidentes. Na minha opinião, não tem como atestar boa conduta. São arruaceiros que atuam o tempo inteiro para denegrir a imagem do partido — disse Bozella.

Na semana passada, deputados bolsonaristas do PSL enviaram um documento à Câmara para tentar aderir ao bloco de Lira. A lista de adesão, porém, conta com o nome de parlamentares suspensos e deve ser invalidada.

Dos 53 deputados do PSL, 17 estão suspensos. Isso significa que, para aderir a um bloco, deve haver a maioria entre os 36 deputados ativos, ou seja, 19 assinaturas. Na lista protocolada pelo ex-líder do governo Vitor Hugo, havia a adesão apenas de 15 parlamentares deste grupo.

Bozella diz que apresentou denúncias contra 20 deputados pelo “conjunto da obra”. São eles: Alê Silva (MG); Aline Sleutjes (PR); Bia Kicis (DF); Bibo Nunes (RS); Carla Zambelli (SP); Carlos Jordy (RJ); Caroline de Toni (SC); Chris Tonietto (RJ); Coronel Tadeu (SP); Daniel Silveira (RJ); Eduardo Bolsonaro (SP); Filipe Barros (PR); General Girão (RN); Guiga Peixoto (SP); Hélio Lopes (RJ); Junio Amaral (MG); Major Fabiana (RJ); Márcio Labre (RJ); Sanderson (RS); e Major Vitor Hugo (GO).

Na quarta-feira, o Conselho de Ética do PSL se reúne para para elaborar um parecer sobre as representações. Em seguida, os acusados têm 5 dias para recorrer. Para que a punição máxima seja adota, a Executiva precisa se reunir e deliberar neste sentido. O diretório nacional, então, ainda precisa sacramentar a decisão. O prazo para que todo o processo seja concluído depende da negociação política interna.

Em fevereiro, além de eleger um novo presidente, os deputados também escolherão os futuros ocupantes dos demais postos na Mesa Diretora da Câmara. Esses espaços são proporcionais ao tamanho de cada bloco formado para a disputa. Caso o PSL integre o bloco de Lira, o parlamentar terá mais poder de barganha para negociar cargos na estrutura da Câmara.

Em 2019, após desentendimento entre Bivar e o presidente Jair Bolsonaro, o PSL ficou dividido. Em episódio de tensão partidária, os dois grupos se alternaram no comando da liderança da legenda na Câmara. Uma “guerra de listas” para alçar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao cargo esgarçou ainda mais as relações.

Foi nesta ocasião que aliados de Bolsonaro começaram a recolher assinaturas para criar um novo partido, o Aliança para o Brasil, projeto até o momento fracassado por falta de adesão.

A tensão foi amenizada após a suspensão de bolsonaristas das atividades partidárias na Câmara. Por decisão da Executiva do PSL, os parlamentares deixaram de representar a legenda. Essa punição foi referendada pela Câmara, que apenas acolheu a vontade da sigla.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.