Simone e Baleia se unem contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Ao lado do candidato do MDB à presidência da Câmara, Baleia Rossi (SP), a postulante do partido ao comando do Senado, Simone Tebet (MS), mudou o tom em relação ao governo e afirmou que agentes públicos podem ser responsabilizados pelo Congresso por sua atuação durante a pandemia do novo coronavírus. Baleia, por sua vez, criticou o Palácio do Planalto por tentar influenciar a disputa através de negociações que supostamente envolvem a liberação de verbas e cargos. Os dois selaram uma aliança para tocar as campanhas em conjunto a partir deste momento.

— Nunca vimos o governo se empenhar tanto, liberar tanto recurso, tantos cargos, tentar influenciar tanto uma eleição na presidência da Câmara e a senadora está confirmando aqui, também no Senado. O governo exagera ao tentar influenciar no resultado — acusou Baleia Rossi durante visita ao Mato Grosso do Sul, Estado de Simone, nesta terça.

Baleia também defendeu que o que está em jogo “não é quem vai ser o presidente da Câmara e do Senado, e sim o Brasil que nós queremos”. Em sintonia com Simone, ele reforçou compromisso com uma agenda de recuperação econômica e social.

Após o evento, em nota, a assessoria de imprensa de Simone classificou falas recentes de Bolsonaro como “arroubos autoritários e machistas”. Também disse que Bolsonaro virou o maior cabo eleitoral dos candidatos independentes porque “cada vez que ele abre a boca, Simone Tebet e Baleia Rossi conquistam novos votos”. O tom é diferente do adotado pela candidata no lançamento de sua campanha, na semana passada, no qual ela falou em “independência harmoniosa” com o Executivo.

Pouco antes, em conversa com jornalistas, Simone também afirmou que o Congresso pode agir para responsabilizar agentes públicos por possíveis falhas no combate à pandemia do novo coronavírus. Ela foi questionada sobre a situação do sistema de saúde de Manaus, que colapsou com a falta de oxigênio em hospitais.

— O Congresso é a caixa de ressonância da sociedade, não é a toa que temos instrumentos constitucionais que são instrumentos das minorias. Acho que nada pode ser negado neste momento, já que a situação pode exigir de nós que, ouvindo o colégio de líderes, tomemos as medidas necessárias — declarou Simone.

— Nada impede uma análise criteriosa sobre o que está acontecendo no País, se está havendo responsabilidade ou não de servidor, de agente público A, B ou C, mas não vamos esquecer que temos outros poderes e órgãos para esse fim, temos o Ministério Público, o Poder Judiciário que também está acompanhando — disse em seguida.

A avaliação feita pela campanha de Simone e Baleia é de que as dificuldades do governo para liderar a campanha de vacinação contra a covid-19 representa uma derrota política ao presidente Jair Bolsonaro, o que pode melhorar as chances do MDB para reconquistar as duas Casas do Legislativo. O assunto será cada vez mais explorado pelos emedebistas da Câmara e do Senado nos próximos dias, que devem atuar em conjunto.

Com resistência para frear o avanço de seu principal adversário, Rodrigo Pacheco (MDB-MG), que conta com o apoio de nove partidos até o momento, a candidata do MDB tenta atrair apoios fora do Congresso para pressionar os colegas. A parlamentar tem conversa prevista com a empresária Luiza Trajano e a economista Elena Landau esta semana.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.