SP divulgará dados amplos sobre eficácia da coronavac

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação / Governo SP

O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou em entrevista à GloboNews que o governo irá divulgar na terça-feira os dados da eficácia global da CoronaVac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Na semana passada, o governo informou que a vacina tinha 78% de eficácia contra casos leves e moderados de Covid-19, mas o Butantan não divulgou a eficácia global do imunizante. Cientsitas questionaram o fato de os dados de eficácia da CoronaVac terem sido apresentados sem seguir os mesmos protocolos das demais vacinas contra a Covid-19.

— Esses dados que nós chamamos de eficácia global estão em posse do Butantan e da agência reguladora, a Anvisa, e dessa maneira saberemos todos amanhã essa informação que é de fundamental importância para que nós possamos inseri-la inclusive nas próprias campanhas — afirmou Gorinchteyn.

Ao não apresentar os chamados dados primários da vacina (que incluem casos e eventos relacionados a todos os que participaram dos testes, e não apenas dos que tiveram casos leves ou graves da doença) o governo de São Paulo gerou desconfiança em cientistas.

— Precisamos desses dados completos para fazer uma avaliação mais efetiva — afirmou na ocasião a microbilogoista Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência e colunista do GLOBO.

No último domingo, a Anvisa pediu mais informações ao Instituto Butantanpara a aprovação, em forma emergencial, do imunizante CoronaVac.

Nesta segunda-feira, por sua vez, a Indonésia aprovou o uso emergencial da CoronaVac e divulgou uma eficácia de 65,3%. Especialistas brasileiros calculam que a eficácia dos testes no Brasil, quando considerados os dados completos, deve ser similar.

De acordo com a agência reguladora da Indonésia, a taxa foi calculada a partir de 25 casos de Covid-19 identificados entre voluntários, mas não foram detalhadas informações sobre o grupo placebo e aqueles que receberam o imunizante.

A intenção da Indonésia, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 67% da população, o equivalente a 181,5 milhões de pessoas, para atingir a chamada imunidade de rebanho. O governo indonésio, no entanto, adotou uma estratégia controversa: além dos profissionais de saúde, será priorizada a população de 18 a 59 anos em vez de idosos, que compõem o principal grupo de risco da Covid-19.

O governo de São Paulo tem um plano de vacinação independente, com previsão de início no dia 25 de janeiro. Já o acordo do governo federal prevê a entrega das primeiras doses da CoronaVac para abril.

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.