Unifesp defende quebra de patentes para produzir vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Apesar de um contrato assinado para receber 2 milhões de doses da Covishield —a vacina da Oxford/AstraZeneca—, os brasileiros só devem ser vacinados com o imunizante em março porque o Brasil ficou de fora da lista de países que receberão a vacina da Índia, e a China não tem prazo para enviar os insumos para fabricação local. Se necessário, a solução pode ser a quebra de patentes, já que o Brasil tem expertise para fabricar os insumos em território nacional.

A opinião é de Soraya Smaili, 59, reitora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a universidade brasileira responsável pelos testes da fase 3 da vacina de Oxford, a ser fabricada no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em entrevista ao UOL, a reitora aponta a escassez de investimentos em ciência como a principal razão para a dependência brasileira da vacina e de seus insumos.

“Nos anos 1990, o Brasil quebrou a patente de muitos medicamentos da Índia, como os que compõem o coquetel antiaids”, afirmou a reitora. “Se for de interesse nacional e da indústria, a gente tem de pensar em todas as possibilidades.”

Redação com Uol

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.