ACM Neto tenta impedir debandada no DEM

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA) liberou a saída do deputado federal Rodrigo Maia (RJ) do partido, sem a necessidade de aguardar a janela de transferências, que só abrirá no ano que vem. Mas se irritou ao saber que Maia, insatisfeito na legenda, pretende levar consigo para o futuro partido dezenas de políticos do DEM. Para tentar evitar a debandada, ACM Neto afirmou nesta sexta-feira, em conversa presenciada por três fontes, que não vai autorizar a saída de nenhum nome além de Maia. A aliados, o ex-presidente da Câmara tem falado em levar para a futura legenda uma lista com cerca de 40 nomes, a maioria filiada ao DEM. São governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais.

Em conversa nesta sexta-feira testemunhada por três fontes, ACM Neto afirmou que vai liberar Maia, e somente ele. Mas que até mesmo a liberação do deputado pode ser repensada se o ex-presidente da Câmara, que comandou o parlamento por quase cinco anos, insistir em articular a saída de mais políticos da legenda. Caso isso aconteça, Maia só poderá se filiar a outra sigla no ano que vem, após a abertura da janela partidária. ACM Neto tem ligado para políticos do DEM para garantir que permaneçam na legenda.

O núcleo de ACM Neto avalia que os mais inclinados a seguir os passos de Maia são o ex-ministro da Saúde e deputado federal Luiz Henrique Mandetta (MS), visto como presidenciável em 2022, e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. A cúpula do DEM acredita que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que precisa de apoio financeiro da União, não deixaria a legenda para não se indispor com o presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Maia.

O GLOBO, no entanto, apurou que Paes está, sim, disposto a seguir os passos de Maia, caso o ex-presidente da Câmara indique partido e projeto político palatáveis. Vale lembrar que foi Maia quem abriu as portas do DEM para Paes em 2018, quando o prefeito, então pré-candidato ao Palácio Guanabara, deixou MDB após o partido se ver envolvido em uma série de escândalos de corrupção no Rio. Vitorioso em eleição majoritária, Paes não precisaria aguardar a janela de transferências para deixar o DEM, diferentemente de deputados da sigla, que disputaram a proporcional.

Caso a escolha de Maia seja o PSL, cuja negociação foi antecipada ontem pelo GLOBO, o prefeito do Rio pedirá um detalhamento dos planos do partido, que, hoje está recheado de bolsonaristas. A executiva nacional do PSL, contudo, avalia que essa ala deixará o partido na janela de transferências, migrando para a sigla que vier a ser indicada por Bolsonaro e, assim, abrindo espaço para Maia e seus aliados. Outro que está inclinado a seguir os passos de Maia é o deputado federal Pedro Paulo Carvalho, que se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Fazenda na gestão de Paes. Maia também tem mantido conversas com a cúpula do Cidadania.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.