Uma medida dos decretos de armas de Jair Bolsonaro, publicados na véspera do feriado, acendeu alerta para estudiosos de segurança pública: a saída de máquinas de recarga e projéteis da lista de produtos controlados. A fiscalização de ambos está hoje nas mãos do Exército. Segundo quem entende do assunto, a medida deve acabar dificultando a elucidação de crimes, por tornar ainda mais precário o rastreamento de munições. A partir das novas regras, elas podem ser produzidas e vendidas por pequenas fábricas ou até mesmo de forma caseira.
“Aumenta o arsenal de munições produzidas de forma caseira e sem controle, o que dificulta o esclarecimento de crimes”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz.
Para Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, “é um dos pontos mais sérios dos decretos, cria um descontrole geral”.
A agenda armamentista é bandeira de campanha de Jair Bolsonaro. O presidente defende o amplo acesso às armas como direito à legítima defesa.
Marcelo Freixo (PSOL-RJ) apresentou um projeto para sustar os decretos. No passado, o Centrão ajudou a barrar a agenda armamentista. A ver como se posiciona agora.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.