Bolsonaro abandona Trump e apoia bloqueio a ele nas redes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Márcio Batista/MRE/Divulgação

O governo brasileiro apoiou uma inciativa do México para protestar no G20 contra a decisão de diversas redes sociais de bloquear contas ligadas ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tratou do tema em um encontro virtual com o chanceler mexicano na terça-feira 2.

“Na ótima conversa com o chanceler Marcelo Ebrard do México ficamos de trabalhar juntos no G20 pela liberdade de expressão na Internet —​uma prioridade do Brasil desde o início do governo e mais ainda agora ante o risco de que as redes se tornem instrumento de controle social”, escreveu o ministro no Twitter, após a conversa.

 

Em janeiro, Donald Trump foi bloqueado de uma série de redes sociais por incentivar o discurso de ódio e espalhar desinformação. O estopim para a decisão foi a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente, que após serem incitados pelo seu discurso usaram a violência para tentar impedir a confirmação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro. O episódio deixou cinco mortos.

Entre as plataformas que bloquearam Trump estão o Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Snapchat, TikTok, Reddit e Twitch.

A publicação do chanceler brasileiro não cita diretamente a decisão contra o republicano, mas o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lançou a iniciativa no G20 como uma resposta direta ao bloqueio das contas de Trump.

López Obrador foi um dos principais críticos da decisão das redes. Ele disse que as empresas não podem “suspender a liberdade de expressão” e comparou a ação das plataformas à Inquisição.

Em sua própria conta no Twitter, o Itamaraty afirmou ainda que Brasil e México “convergiram na urgência de trabalhar no G20 e outros foros em favor da liberdade de expressão nas redes”.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.