Câmara quer restringir Lei da Ficha Limpa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que a Câmara dos Deputados quer votar nesta quarta-feira traz, além de restrições à prisão contra deputados e senadores, um abrandamento da Lei da Ficha Limpa.

A PEC estipula que só haverá inelegibilidade “com a observância do duplo grau de jurisdição”, ou seja, após duas decisões condenatórias. A Lei da Ficha Limpa fala em condenação “em órgão colegiado”, o que é mais amplo e já barrava, por exemplo, prefeitos na primeira condenação.

No caso de prefeitos, que são julgados em primeira instância pelo colegiado dos Tribunais de Justiça, isso significa que eles só se tornarão inelegíveis após condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é condenado em segunda instância por improbidade administrativa. Ele recorre. Lira quase foi impedido de concorrer em 2018 pela Lei da Ficha Limpa, mas conseguiu uma decisão liminar liberando sua candidatura.

Em sua campanha à presidência da Câmara dos Deputados, Lira prometeu a alguns deputados que encamparia uma mudança na Ficha Limpa, que considera muito restritiva. Publicamente, ele negou ter feito esse compromisso.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.