Inferno nas cabeças de direita, Cuba lançará vacina contra covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: STEVEN SAPHORE / AFP

Nos próximos dias, Cuba colocará em fase final de testes clínicos as duas vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em seus laboratórios. A partir de março, a Soberana 02 e a Abdala terão suas eficácias testadas em dezenas de milhares de voluntários de Havana, Santiago de Cuba e Guantánamo, embora o México e o Irã também possam participar da fase 3 do ensaio da Soberana 02.

Cuba é o primeiro país da América Latina a ir tão longe no desenvolvimento de sua própria vacina, feito científico que o aproxima da meta de imunizar toda a sua população até o final do ano, embora esteja em contraste com a situação de crise econômica e aguda escassez que a ilha está experimentando.

— Os resultados até agora são animadores: as duas vacinas candidatas se mostraram seguras e capazes de gerar anticorpos específicos contra o vírus, inibindo a ligação da proteína viral ao receptor celular (a porta de entrada do vírus na célula), e neutralizar a infecção do vírus em culturas de células humanas suscetíveis. Estamos otimistas, até agora as candidatas superaram as metas que essas etapas exigem internacionalmente — disse a El País o vice-presidente do grupo empresarial cubano BioCubaFarma, Eulogio Pimentel, que reúne 32 institutos, centros de pesquisa e indústrias de biotecnologia e produção farmacêutica.

Estamos no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), e Pimentel saca o papel e lápis: ele conta que, na semana passada, o mundo atingiu o pico de vacinações: 6.160.000 doses administradas em um único dia. “Mas nesse ritmo”, diz ele, “levará três anos e cinco meses para vacinar a população mundial”.

A aposta de Cuba é outra: desenvolver seu próprio projeto de vacinas e produzir 100 milhões de doses antes do final do ano, o que permitiria atender às necessidades internas (vacinar 11,2 milhões de cubanos) e exportar o restante.

— Se tudo correr bem nesta terceira fase dos ensaios clínicos [a última antes da aprovação de uma vacina], em alguns meses poderemos iniciar a vacinação em massa e conclui-la antes do final de 2021 — diz Pimentel. Ele confirma que um primeiro lote de 150.000 doses da Soberana 02 já foi produzido com sucesso e já se trabalha em um segundo. Da mesma forma, a Abdala (que leva o nome do poema patriótico do herói nacional cubano, José Martí) entrou na fase de produção em grande escala, para iniciar os ensaios clínicos nas próximas semanas.

— No momento, Cuba está trabalhando em quatro vacinas candidatas, o que é um luxo na região — diz o representante em Cuba da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS), o peruano José Moya. — Não é um milagre: há um notável desenvolvimento científico em Cuba e 30 anos de experiência na fabricação de vacinas — ressalta, lembrando que a ilha foi o primeiro país a desenvolver, além da fabricação, uma vacina meningocócica – no início dos anos 1990 – e um contra a hepatite B, amplamente utilizada na América Latina e na África.

As quatro candidatas cubanas contra a covid-19 – todas com nomes patrióticos – são: Soberana 01 e Soberana 02, desenvolvidas pelo Instituto Finlay; e Abdala e Mambisa, que são do CIGB, centro que Pimentel dirigiu durante cinco anos. O cientista explica que todas as quatro são baseadas na abordagem da vacina de subunidade de proteína, que usa uma proteína viral ou parte dela (neste caso, o RBD, região da proteína S do Sars-CoV-2) para induzir uma resposta protetora específica no pessoa vacinada.

— Esse tipo de vacina geneticamente modificada é o mais tradicional e seguro, além de ter a vantagem de ser mantido em uma temperatura de 2 a 8 graus — diz Moya.

Soberana 02, a mais avançada

Até o momento, a mais avançada é a Soberana 02, uma vacina conjugada que combina a proteína RBD do vírus com o toxóide tetânico, potencializando a resposta imunológica. Cuba já desenvolveu com sucesso outra vacina com este princípio contra o haemophilus influenzae tipo B, responsável por doenças como meningite, pneumonia e epiglotite.

— Trabalhamos em plataformas conhecidas e isso traz segurança — diz Pimentel.

Os resultados do Soberana 02 nas Fases 1 e 2 têm sido bons, dizem cientistas cubanos, que já divulgaram alguns relatórios de suas pesquisas. A eficácia agora será testada em um grupo de 42 mil pessoas em Havana e outras 50 mil no Irã, por meio de um acordo firmado com o Instituto Pasteur do país. O México também negocia a participação nos testes, conforme confirma o chanceler Marcelo Ebrard.

A eficácia da vacina Abdala será medida em um grupo de dezenas de milhares de voluntários em Santiago de Cuba e Guantánamo, províncias que, junto com Havana, registraram o maior número de casos positivos de coronavírus nas últimas semanas.

A Soberana 02 exigirá inicialmente a administração de duas doses, e para a Abdala será avaliado se duas ou três doses serão adequadas, de acordo com os resultados de eficácia mostrados no estudo de fase 3. Embora se encontre numa fase inicial de desenvolvimento clínico, a Mambisa é outra das apostas importantes do CIGB, tendo como particularidade que a sua administração é por via intranasal, em vez da habitual via intramuscular, o que facilitaria muito a logística da vacinação.

— Ter vários projetos é bom e nos permite trabalhar com mais opções. Estamos fazendo tudo sem afrouxar a demanda e as exigências de boas práticas clínicas, de desenvolvimento e produção, sob a supervisão do CECMED, nosso órgão regulador afirma o vice-presidente da BioCubaFarma, gigante em que trabalham 20 mil pessoas e que produz 60% dos medicamentos e 80% das vacinas usadas na ilha.

Embora a meta declarada de produzir 100 milhões de doses em 2021 pareça loucura, dada a grave crise econômica que a ilha atravessa, o cientista diz que não é. Segundo ele, há o “know-how” da ciência cubana e “unidades de produção projetadas com capacidade para produzir dez vezes mais do que o que o país necessita”.

Não há dúvidas de que o desafio é grande, quando os remédios de qualquer tipo e as necessidades básicas são escassos nas ruas – o PIB caiu 11% em 2020 por causa da pandemia, que interrompeu o turismo, uma das principais fontes de recursos da ilha. Os recursos dedicados à pesquisa também caíram, mas os males são substituídos pela existência de um verdadeiro “sistema científico integrado” , afirma o diretor do Centro de Neurociências de Cuba, Mitchell Valdés.

— Estamos falando de mais de 30 instituições científicas que cooperam estreitamente entre si e não são concorrentes, e que funcionam perfeitamente coordenadas com o sistema de saúde — afirma. — Que Cuba em tão pouco tempo e em meio a esta crise esteja prestes a lançar uma vacina é um reflexo da maturidade alcançada pela biotecnologia cubana nas últimas décadas — diz Valdés, explicando que, além disso, os cientistas cubanos se tornaram verdadeiros especialistas em prolongar a vida útil de equipamentos médicos e em encontrar soluções “imaginativas” para os problemas derivados do embargo mericano, que impede o acesso a inúmeros suprimentos.

Enquanto percorremos a Área de Fermentação de uma das fábricas do CIGB, um engenheiro se aproxima de Pimentel e eles falam sobre as acusações de bioterrorismo que os Estados Unidos fizeram contra Cuba anos atrás. “Um grupo de cientistas americanos veio aqui e em cinco minutos descartou isso”, diz ele.

De novo, Pimentel tira um lápis e um papel:

— Dos mais de US$ 2 bilhões em ajuda internacional que foi destinada à pesquisa para encontrar uma vacina contra a Covid-19, Cuba não tocou em nada — afirma.

Ele é cauteloso, mas diz estar orgulhoso do que conquistou.

— Das 66 vacinas candidatas em fase clínica em desenvolvimento no mundo, 20 são baseadas na abordagem da vacina de subunidade proteica: quatro são nossas — resume.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.