Mandetta também deve deixar o DEM

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

 

Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta avalia deixar o DEM após a legenda se aproximar do presidente Jair Bolsonaro. Mandetta se diz surpreso com a postura do presidente do partido, ACM Neto, que incluiu, entre as opções para 2022, apoiar a reeleição de Bolsonaro. O ex-ministro e o dirigente partidário têm uma reunião presencial marcada para depois do Carnaval. Um aliado de Mandetta ouvido pelo GLOBO disse que o ex-ministro classifica como “improvável” a permanência na sigla.

Procurado, Mandetta evitou falar sobre o assunto e disse que só tomará sua decisão após uma reunião com ACM Neto. O ex-ministro, contudo, criticou Neto pela profusão de apoios que considera para o ano que vem — o dirigente avalia apoiar a reeleição de Bolsonaro, bem como as candidaturas do próprio Mandetta, de João Doria (PSDB), de Luciano Huck (sem partido) e de Ciro Gomes (PDT).

— O DEM hoje não dá segurança de um projeto nacional a ninguém. A base do partido virou uma geleia. ‘Posso estar com Doria, Bolsonaro, Mandetta, Huck ou Ciro’. Daqui a pouco até Lula vai aparecer como cotado para receber o apoio do partido (risos). Que interlocução política o DEM pode construir dessa forma? É preciso definir uma base de posicionamento — disse Mandetta ao GLOBO.

Indagado se é grande a possibilidade de deixar o DEM, como aliados de Mandetta afirmaram à reportagem, o ex-ministro disse apenas que é preciso aguardar desdobramentos e que vai se reunir com Neto e lideranças do partido após o Carnaval.

— Quero entender o que está acontecendo. Será que estão vendo algo que eu não estou?

Mandetta é a segunda figura de expressão do DEM que pode deixar a legenda por conta dos últimos acontecimentos. O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) se diz decidido a trocar de partido após se considerar traído por Neto. Maia afirma que o presidente do partido não se empenhou para impedir a vitória de Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, na eleição à presidência da Câmara.

Caso a saída de ambos se confirme, Mandetta não necessariamente migrará para a futura legenda de Maia — apesar de essa ser uma possibilidade e de ambos manterem boa relação.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.