Primeiro-ministro israelense chama Bolsonaro de “Bolsonero”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR/Flickr

Ao comunicar a possível liberação pela Anvisa de spray nasal contra a Covid-19, Jair Bolsonaro postou o tuíte de Benjamin Netanyahu

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizou as redes sociais na segunda-feira (15) para comunicar que brevemente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) irá receber um pedido para liberar um spray nasal que promete combater o coronavírus.

Bolsonero
No entanto, a novidade vem acompanhada de uma postagem no Twitter de Benjamin “Bibi” Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, no tuíte, se refere ao mandatário brasileiro como “Bolsonero” na tradução do hebraico para a língua portuguesa. O fato gerou memes nas redes sociais, que comparavam o presidente do Brasil com o imperador romano Nero, que pôs fogo em Roma.

O medicamento citado por Jair Bolsonaro está em desenvolvimento no Centro Médico Ichilov, Tel Aviv. Segundo o The Times of Israel, o hospital afirmou que a substância EXO-CD24, trata-se de um spray que recuperou 30 pacientes que estavam em estado grave ou moderado do coronavírus. O teste foi realizado somente nesses 30 pacientes. Os estudos ainda se encontram na primeira fase.

O ocupante do Palácio da Alvorada já havia falado sobre o tema em sua live semanal ocorrida na última quinta-feira (11). Bolsonaro naquele dia reconheceu que a substância ainda não possui comprovação científica, assim como a hidroxicloroquina, cloroquina, ivermectina e outros medicamentos utilizados no “tratamento precoce” que Bolsonaro defende e também o Ministério da Saúde, que tem justamente o comandante da pasta, o general Eduardo Pazuello como defensor de substâncias para combater a covid-19 que não têm comprovação científica.

Para quem tem conhecimento da língua hebraica, o erro não se encontra na grafia postada por Benjamin Netanyahu, que não errou na escrita do líder do Executivo brasileiro. A alteração no nome de Bolsonaro, para o imperador romano, foi o suficiente para os internautas transformarem o erro em um dos temas mais comentados no Twitter.

Porém o grande questionamento que fica é se o presidente brasileiro, ou seja, lá quem for que postou o tuíte, reparou no “Bolsonero”.

O próprio presidente Bolsonaro já declarou que seu filho Carlos Bolsonaro possui a senha de suas redes sociais.

A troca da letra “a” pela letra “e” na tradução do tuíte do primeiro-ministro de Israel não quer dizer o erro foi do israelense. O que pode ter acontecido é que Jair Bolsonaro (ou outra pessoa) tenha utilizado o tradutor da rede social, que possui uma parceria com o Google Tradutor.

O alfabeto hebraico não possui voagis, como na língua portuguesa, somente consoantes. São usados sinais massoréticos, um sistema que indica o som das vogais, o sistema foi criado na Idade Média e teve origem na Tibéria. Desta maneira, não dá para afirmar que a gafe tenha sido cometida por Netanyahu.

Blastingnews

 

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.