PSDB e MDB votarão para deputado bolsonarista ficar preso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: BETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS / Agência O Globo

Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, mais conhecida como bancada da bala, o deputado Capitão Augusto Rosa (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira que o grupo votará contra a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após ele dizer que imaginava alguns dos ministros da Corte sendo espancados nas ruas e fazer apologia ao Ato Institucional nº 5 (AI-5), dispositivo de 1968 que ampliou a repressão e endureceu a ditadura militar.

“A frente parlamentar da segurança pública, que eu presido, sairá em defesa do deputado Daniel Silveira não pelo vídeo, que isso aí realmente cabe a cada um analisar e julgar. Mas o mandado de prisão não concordamos, é uma arbitrariedade absurda do Supremo Tribunal Federal, mais uma vez, dessa vez contra um parlamentar federal”, disse capitão Augusto.

Para o presidente da bancada da bala, o ato do Supremo é “uma arbitrariedade” porque um parlamentar federal só pode ser preso em flagrante delito. “Se você tem um mandato, já é sinal de que não está em flagrante delito”, disse. Augusto afirmou ainda que concorda com “muita coisa” do vídeo feito pelo colega, mas também discorda de muita coisa.

Já lideranças do PSDB defendem que o partido vote para manter a prisão de Silveira. O líder do partido na Câmara, deputado Rodrigo de Castro (MG), afirmou que a bancada se reunirá à tarde para decidir como se posicionará em plenário — a prisão precisa ser confirmada ou revogada pela Câmara após 24 horas.

“Pedi um parecer de um advogado, mas minha posição pessoal é favorável à manutenção da prisão e às medidas cabíveis no Conselho de Ética”, disse.

O presidente do partido, Bruno Araújo, disse em nota que o vídeo postado pelo deputado é “degradante, inconcebível e criminoso” e que a imunidade de opinião no parlamento “não pode ser confundida com uma licença para o crime e impunidade”.

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou ao Valor que o partido votará a favor da manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). “A defesa da democracia é inegociável. Das nossas instituições também. [Votaremos] A favor da decisão do STF”, disse.

Mais cedo, no Twitter, o emedebista disse que o partido sempre condenou os ataques ao STF, que Silveira “errou e não pode passar incólume” e que a Constituição deve ser o “guia em casos em que as instituições são atacadas”.

O Cidadania ainda fará uma reunião interna nesta quarta-feira, mas também deve votar a favor da manutenção da prisão do parlamentar, segundo o líder da bancada, o deputado Alex Manente (SP). “Vamos ter reunião da bancada, mas devemos ser a favor”, disse.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.