Silveira usou latim para afetar erudição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Nas postagens feitas pelo deputado Daniel Silveira em seu Instagram – enquanto ele seguia no ar -, o parlamentar usa algumas hashtags, que servem para engajamento, citando provérbios em latim. São quatro os utilizados.

O primeiro é “Si vis pacem, para bellum”, que numa possível tradução significa “Se quer paz, prepare-se para a guerra”, um pensamento de alguém que vê na sociedade a necessidadede chegar a paz através da força.

Depois tem “Deus vult”, expressão que significa “Deus quer”. A ideia ganhou aceitação nos últimos anos entre seguidores da extrema-direita, principalmente nos Estados Unidos. Remonta ao tempo das cruzadas, na busca da manutenção de uma sociedade cristã, patriarcal e branca. No Brasil, é utilizada pelos seguidores de BOlsonaro como o início de um novo tempo, com a ideia de que a “nova ordem” tem característica messiânica
Ainda cita “Fortis fortuna adiuvat”, uma referência “A fortuna favorece os bravos”, sobre arriscar tudo para conseguir o objetivo.
Por fim, surge “Non ducor duco”, traduzido como “Não sou conduzido, conduzo”. Dá a ideia de liderença, de proeminência e relevância nas ações.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.