STF começará a analisar incentivo de Bolsonaro a armamentismo
Foto: EVARISTO SA / AFP
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou ontem à noite, ao Supremo Tribunal Federal, uma ação de inconstitucionalidade contra os quatro decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro, no dia 12 de fevereiro, que flexibilizaram as resgras para aquisição e o porte de armas de fogo e munição. O questionamento cita, por exemplo, o aumento do limite máximo para aquisição de armas por civis, passando de quatro para seis itens, com base apenas numa declaração de necessidade.
O partido pede liminar para que os decretos sejam anulados temporareamente, e que sejam julgados inconstitucionais em seus méritos. Alega ser evidente o “risco que se produz na ordem e na segurança pública com a ampliação desmedida e injustificada para o acesso a armamentos e munições — inclusive de uso restrito — pela população civil”. A matéria ainda não conta com relator.
O PSB não deve ser o único a recorrer ao Supremo contra o texto. O PSOL também pretende apresentar questionamento, assim como outros partidos de oposição ao governo de Bolsonaro.
Os quatro decretos editados pelo presidente tratam das seguintes especificações: produtos controlados; limite de armas; colecionadores, atiradores e caçadores; e, por fim, o registro e porte.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.