STF pode anular golpe de Lira na mesa diretora
Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Poucas horas após a vitória de Arthur Lira (PP-AL) como novo presidente da Câmara, partidos aliados do candidato derrotado Baleia Rossi (MDB-SP) decidiram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter decisão do deputado do PP de invalidar bloco que sustentava postulação do emedebista. A ideia das legendas é ingressar com o recurso na Justiça ainda na madrugada desta terça-feira.
“Ainda estamos sobressaltados e sem acreditar no que vimos acontecer essa noite, em um ato autoritário, antirregimental e ilegal do deputado Arthur Lira, que, se continuar nesse caminho, comprometerá a governabilidade da Casa e perderá qualquer condição de presidir os trabalhos. Não aceitamos esse ato, os partidos irão conjuntamente ao STF”, disse o deputado Alessandro Molon (PSB-RF) a jornalistas. “Entendemos que a eleição é um processo uno, não se pode acolher apenas a parte da eleição que interessa a quem está sentado na cadeira, que há pouco dizia não ser um trono, desacreditando o que acabara de falar que presidiria a Câmara com imparcialidade”, completou.
Logo após ser eleito, Lira anulou a eleição dos demais integrantes da Mesa Diretora da Casa como primeiro ato após tomar posse. O pepista anulou ainda a oficialização do bloco do MDB, que contava com apoio dos partidos de oposição, PSDB, Cidadania e PV, alegando que descumpriu o regimento.
“Tenho muita sensibilidade, talvez até tristeza, mas não posso me furtar, em hipótese alguma, a permitir que tudo que nós tratamos, dissemos e pregamos não seja cumprido a partir de hoje nesta Casa”, disse Lira. Ele afirmou que o ex-presidente da Câmara acolheu o bloco de forma monocrática e invalidou essa decisão.
Os partidos aliados ao MDB argumentam que o sistema interno da Câmara estaria com defeito e travou na hora do registro do bloco. Maia aceitou o argumento e deferiu o bloco, o que deu aos aliados de Baleia três das seis vagas de direção. Com a anulação, cinco das seis vagas ficarão com os partidos que apoiam a candidatura de Lira.
Coordenador da campanha de Baleia, o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) classificou como “autoritária” a decisão de Lira de anular bloco do emedebista. “Vamos a Justiça para contestar ato autoritário de Lira”.
Após afirmar que a ação será elaborada e entregue ainda na madrugada de hoje, Molon alfinetou Lira e disse que “não se mudam as regras de uma eleição depois da eleição”.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.