Vacina chinesa funciona melhor contra mutações

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carl de Souza/AFP

Principal antígeno do programa de imunização brasileiro contra a Covid-19, a vacina CoronaVac conta com um trunfo contra as variantes do vírus causador da doença, o chamado SARS-CoV-2. Trata-se de sua composição, que leva o vírus inativado (morto)— e as diversas proteínas que o compõe.

Essa característica faz a diferença frente a outros imunizantes aprovados emergencialmente ao redor do globo, que são baseadas em genes de uma proteína única, a chamada “S”, das Spikes — a parte do vírus que permite sua entrada nas células humanas.

Diferente das vacinas da AstraZeneca, Moderna e Pfizer, a CoronaVac, contém não só o trecho da proteína S, mas sim diversas partes do vírus — para as quais o corpo produz anticorpos variados, o que permite uma resposta imune mais diversa e menos afetada pelas eventuais mutações pelas quais o vírus pode passar.

Isso não quer dizer, porém, que as outras vacinas se mostrarão absolutamente ineficientes diante de variantes, porque o corpo é capaz de identificar e proteger contra toda a proteína Spike, ainda que uma de suas partes esteja “diferente” ao entrar em contato com o corpo do vacinado. O que se acredita, contudo, é que a CoronaVac sofra menos impacto em seu funcionamento diante dessa mutação, por não ser dedicada a uma área específica.

Para que se confirme a premissa, contudo, o Instituto Butantan tem analisado o antígeno contra a variante do Amazonas. Para a instituição, contudo, é reduzida a chance de que o imunizante não seja eficaz contra essa mutação. Em coletiva de imprensa recente, Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, afirmou que: “já foram feitos testes com as variantes do Reino Unido e da Africa do Sul e foi apresentado um bom desempenho”.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.