Aliado de Bolsonaro, presidente do Senado via engavetar CPI da covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Com o agravamento da crise sanitária, senadores de diferentes partidos aumentaram a pressão nesta semana para que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), instale uma CPI da Covid o quanto antes, para cobrar o governo federal a dar respostas a respeito do atraso na vacinação e o colapso do sistema de saúde em vários estados.

O blog mostrou no mês passado que senadores querem, inclusive, judicializar a questão para garantir a instalação da comissão — que está sob avaliação de Pacheco. Na quinta-feira (11), o partido Cidadania pediu ao Supremo Tribunal Federal que determine a abertura da CPI. No mesmo dia, líderes discutiram o tema e querem uma resposta de Pacheco.

O blog procurou o presidente do Senado. Ele disse que o Senado está com um “conjunto de frentes” contra a pandemia, como a comissão de acompanhamento do Senado, além de aguardar o anúncio do Auxílio Emergencial. Sobre a instalação da CPI, ele disse:

“Ainda farei a avaliação sobre a CPI. Se CPI for instrumento para solução, não tenho problema em usá-la. Mas se houver risco de desestabilizar mais o país no auge da crise sanitária, deve ser repensada. De qualquer forma, ainda que pretendida pela minoria do Senado, daremos a resposta o mais breve possível.”

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), defende que a discussão da CPI seja adiada por 30 dias. Na avaliação dele, daqui um mês, a situação sanitária estará menos grave — e os senadores poderão discutir a instalação de uma CPI, se for o caso, presencial. “Não há ambiente hoje para funcionar presencialmente uma CPI, só se for por Zoom. Por 30 dias, não dá para discutir nada disso. Agora é concentrar em vacina e auxílio”.

Ele acredita também que, se for instalada hoje, a CPI vira palco de embate político entre os aliados de Lula e Bolsonaro também, além de ser usada para que outros governadores sejam chamados a falar- não só Eduardo Pazuello, o ministro da Saúde.

G1  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.