Ao mudar comando militar Bolsonaro mostrou seu isolamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Diferente do que tentou aparentar, a decisão de mudar os comandantes das Forças Armadas e do ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva explicitou o distanciamento do presidente Jair Bolsonaro da cúpula militar do país.

Generais da ativa e da reserva ouvidos pelo blog deixaram claro que o episódio evidenciou que, apesar da tentativa de politizar os quartéis, Bolsonaro será freado nessa sua intenção, mesmo com a substituição dos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Como informou nesta terça (30) o blog, o presidente se antecipou ao movimento de entrega coletiva de cargos e determinou a mudança nos comandos das Forças Armadas. Foi uma tentativa de evitar sair enfraquecido do episódio junto às três Forças e manter sua autoridade preservada.

“O presidente Bolsonaro tenta forçar um alinhamento político das Forças Armadas. Mas esse episódio deixou claro que as Forças permanecem no seu papel constitucional. Ou seja, são instituições de Estado e não de um determinado governo. E isso será mantido com os futuros escolhidos para os cargos. Esse é um pensamento majoritário nos comandos das três Forças”, disse ao Blog um influente general.

Bolsonaro já vinha demonstrando contrariedade em relação ao então comandante do Exército, general Edson Pujol. Queria um engajamento maior do Exército em defesa do seu governo e de suas ações.

Segundo fontes da Defesa, o presidente pressionava por uma mudança no comando do Exército para ter a Força alinhada politicamente. Mas o então ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva manteve Pujol e blindou a Força dessa pressão política. O episódio motivou a sua queda.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.