Araraquara é prova de que lockdown funciona
Foto: Rubens Cavallari
Casos, mortes e internações em queda. Assim pode ser resumido o cenário de Araraquara (a 273 km de São Paulo) um mês após ter iniciado lockdown devido ao agravamento da pandemia com a circulação predominante da variante brasileira do novo coronavírus. Uma nova aplicação da medida não é descartada em caso de alta nos casos de Covid-19.
Decretado a partir de 21 de fevereiro, com restrições mais severas nos sete primeiros dias, o lockdown foi a saída encontrada pela prefeitura para tentar frear o avanço de casos e mortes e a falta de leitos hospitalares para atender os pacientes diagnosticados com a Covid-19. Quinze deles chegaram a ser transferidos para cidades a até 389 quilômetros de distância.
Mas a medida não foi recebida de forma unânime no município. Houve protesto de um grupo de comerciantes contra o lockdown e, em seu primeiro final de semana de vigência, quatro agências bancárias tiveram a área dos caixas eletrônicos arrombadas por clientes que queriam sacar dinheiro.
Supermercados, postos de combustíveis e até mesmo o autoatendimento nos bancos foram proibidos de abrir as portas nos primeiros dias das severas restrições. Só hospitais, unidades e serviços de saúde, farmácias, coleta de lixo e cemitérios estavam em funcionamento. Supermercados podiam atender via delivery.
Em comparação com o período pré-lockdown, a cidade viu cair a média móvel diária de novos casos de 189, em 21 de fevereiro, para 80, no último domingo (21), uma redução de 58%.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.