Araraquara reduz pandemia pela metade com lockdown

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Joel Silva/Fotoarena/Agência O Globo

Após decretar lockdown por dez dias entre o fim de fevereiro e o começo de março, a Prefeitura de Araraquara, no interior de SP, registrou queda de 50% na transmissão do vírus, segundo a prefeitura, de 43% na média móvel diária de casos e de 28% na quantidade de internações. Apesar disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid continuou alta, na casa de 94%. Segundo a secretária de Saúde do município, Eliana Mori Honain, isso aconteceu porque os pacientes, infectados com a variante de Manaus, estão ficando mais tempo internados.

O lockdown em Araraquara teve validade de 21 de fevereiro a 2 de março. No primeiro dia de restrições mais rígidas, a média móvel diária de novos casos era de 189,5. No último dia 10, dias após o fim da medida, o número estava em 108 (queda de 43%). No período, o número de pacientes internados nos hospitais públicos e privados da cidade atingiu um pico de 247. Na semana após o fim do lockdown, segundo a prefeitura, havia 177 pessoas internadas (redução de 28%).

— Conseguimos reduzir em 50% a transmissão na cidade de Araraquara. A quantidade de pessoas positivadas dez dias depois do lockdown também caiu, mostrando que foi uma medida efetiva na redução da transmissão — afirmou a secretária.

Outra estatística citada pela prefeitura é a redução de casos positivos em relação aos testados. Nos quatro dias anteriores ao lockdown (de 18 a 21 de fevereiro) esse percentual variava entre 37% a 49%. Já de 4 a 7 de março, o índice variou de 19% a 26%.

Apesar de indicadores positivos, a ocupação de leitos de UTI para Covid continua alta. Segundo dados do governo estadual, o índice está em 94,73% para a região em que Araraquara está inserida. A cidade foi uma das primeiras a ser atingida pela nova cepa de Manaus. Segundo a secretária Eliana, muitos jovens estão sendo internados com Covid-19. Com isso, a rotatividade dos leitos se tornou mais lenta.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), decidiu decretar lockdown após a ocupação de leitos de UTI e enfermaria na cidade chegar a 100%. Nos seis primeiros dias de lockdown, supermercados funcionaram apenas no sistema de delivery. Durante todo o período, o transporte público não funcionou.

Bancos e postos de combustíveis ficaram fechados por 60 horas no início do lockdown. A circulação de pessoas na rua só foi permitida para quem tinha atendimento médico, precisava ir à farmácia ou ao trabalho.

— Achávamos que seria uma lição duradoura, mas esquecem rapidamente os problemas. Isso revela um país desorganizado em suas decisões, assim como ocorre com as vacinas — resume.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.