Brasil faz compras econômicas de vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Samir Jana/Hindustan Times/Getty Images

Foram analisados apenas 43 casos de contaminados, mas o laboratório indiano Bharat Biotech anunciou hoje que sua vacina experimental, a Covaxin, tem eficácia de 81% após a aplicação da segunda dose. Uma análise complementar está programada para outros 87 casos, e uma terceira medição para mais 130 casos. Os dados do ensaio clínico são cruciais para o Brasil.

Existem outras vacinas já aprovadas por órgãos regulatórios mundiais, como os imunizantes da Pfizer e da Janssen, mas o governo brasileiro não reservou doses de nenhum dos dois antígenos, colocou a culpa em exigências draconianas dos fabricantes e, como resultado, amargamos a dura posição de estar na contramão do mundo, com casos e mortes em alta acelerada. Nesta terça-feira chegamos ao pior momento de toda a pandemia, com 1.726 mortes em 24 horas, e com autoridades científicas, com razão, perdendo a paciência em desabafos sinceros sobre a inércia do governo federal.

No caso da Covaxin, a informação de eficácia, ainda que calculada a partir de um universo muito pequeno de contaminados, é importante porque o Ministério da Saúde brasileiro já assinou contrato para a compra de 20 milhões de doses do imunizante. O antígeno também é a principal aposta de clínicas privadas, que negociam por cerca de 30 dólares cada (excluídos custos de importação) cada ampola do produto.

Um primeiro rascunho das negociações com o setor privado prevê que os valores de importação das doses vão variar conforme a quantidade de ampolas encomendadas, variando de 2.000 e 400.000 ampolas por clínica que tiver interesse na compra. A negociação é típica de mercado: quanto mais doses, mais barata cada uma ficaria. A Bharat Biotech prevê vender por 15 dólares a dose de sua vacina se o comprador não for privado, e sim um governo.

Para anunciar os dados preliminares de eficácia, o laboratório indiano reuniu informações de 25.800 voluntários, sendo que metade recebeu a vacina verdadeira, e a outra metade, placebo e analisou a situação clínica de 43 deles. Dos vacinados, sete desenvolveram a Covid-19. Quando inserida uma substância adjuvante, que potencializa a resposta imune, a Covaxin seria capaz de conferir proteção de longo prazo, disse o Bharat Biotech.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.