Com Biden, EUA podem dominar pandemia até julho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/CNN

O ritmo de aplicação das vacinas contra a Covid-19 nos Estados Unidos continua subindo a cada dia aproximando o país da imunidade de rebanho. Ou seja, o ponto em que um número suficiente de pessoas está protegido contra uma doença fazendo com que ela não se dissemine de maneira acelerada.

Uma análise de dados federais feita pela CNN mostra que a imunidade coletiva provavelmente não está muito longe.

No ritmo atual de cerca de 2 milhões de aplicações por dia – a média dos últimos sete dias –, o país poderia alcançar a imunidade de rebanho no final do verão, contando apenas com a vacinação. Provavelmente será ainda mais cedo, ao se levar em consideração indivíduos que podem ter alguma imunidade natural devido à infecção anterior.

De acordo com os últimos dados do CDC, mais de 8% da população – quase 28 milhões de pessoas – já está totalmente vacinada.

No ritmo atual, contando apenas as vacinas da Pfizer/BioNTech e Moderna, 70% da população dos EUA estará totalmente vacina até meados de setembro. Com a entrada da vacina da Johnson & Johnson, aprovada recentemente, esse ritmo deve acelerar.

Também ajuda o fato de parte da população já ter sido infectada pelo vírus e, consequentemente, ter criado uma resistência a reinfecções.

O CDC estima que mais de um quarto da população pode ter sido infectado pela Covid-19, elevando a parcela de pessoas já protegidas para quase um terço. Supondo que não haja sobreposição entre as pessoas com imunidade natural e aquelas protegidas pela vacinação, a imunidade de rebanho poderia ser alcançada já em junho.

Porém, o limiar para a imunidade de rebanho contra a Covid-19 é apenas uma estimativa até agora. Os especialistas concordam que algo entre 70% e 85% da população deve ser protegida para suprimir a disseminação do vírus.

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e uma das maiores autoridades americanas sobre o assunto, citou esses percentuais recentemente.

Os especialistas observam ainda que algumas novas variantes ameaçam esse progresso, potencialmente diminuindo a proteção oferecida pelas vacinas e contornando algum grau de imunidade natural, e a hesitação da população quanto a vacina também pode criar algumas limitações.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.