Como funcionará a fase vermelha em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Diante da escalada de casos, internações e mortes por Covid-19, o governo de São Paulo colocou todo o estado na fase vermelha do plano de controle das atividades. A medida significa que o estado paulista está em “alerta máximo” para o avanço do coronavírus e, com isso, várias atividades estão proibidas durante nos próximos 15 dias, podendo funcionar apenas serviços essenciais. A medida entra em vigor à 0h de sábado (5) e valerá até o dia 19 de março.

Tire suas dúvidas sobre o que muda com a fase vermelha:

O que é considerado serviço essencial?

Na prática, a fase vermelha só permite o funcionamento presencial de serviços essenciais. Se enquadram no tema: indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, igrejas e transporte público ou por aplicativo. Comércios e serviços essenciais, como bares e restaurantes só podem atender por retirada na porta ou drive-thru.

O que podia funcionar na fase anterior e agora está proibido?

Além do atendimento físico de bares e restaurantes, que agora só podem abrir por meio de retirada em loja ou drive-thru, está proibido por 15 dias o funcionamento de academias, barbearias e salões de beleza. As atividades não são consideradas essenciais.

Como vai funcionar o chamado “toque de restrição?”

O termo está sendo usado pelo governo de São Paulo para ampliar a fiscalização noturna, entre 20h e 5h, todos os dias da semana. Segundo a equipe do Centro de Contingência, o objetivo é evitar festas clandestinas e aglomerações. Estabelecimentos não essenciais que estiverem funcionando durante esse período serão autuados e fechados. De acordo com o governo de SP, equipes da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar e do Procon foram reforçadas para aumentar a fiscalização noturna. O toque de restrição já estava em vigor desde semana passada, mas valia das 23h às 5h. Com a fase vermelha, foi antecipado para começar às 20h.

Motoristas de aplicativos poderão circular de 20h às 5h, mesmo com o toque de restrição?

Sim. O trabalho não está impedido durante a madrugada. O que não pode haver durante esse horário, ressaltou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é aglomeração nas ruas.

As aulas serão interrompidas? Devo parar de levar meu filho à escola?

Apesar de todo o estado entrar na fase vermelha no sábado, as escolas permanecerão abertas, principalmente para atendimento de estudantes que necessitam se alimentar ou não possuem equipamentos para seguir as aulas de casa. A presença dos estudantes, no entanto, não é obrigatória, e o ensino remoto deve ser mantido, tanto na rede pública quanto na particular. No entanto, devem seguir o protocolo de segurança estabelecido pela Vigilância Sanitária: presença diária de apenas 35% dos alunos matriculados e medição de temperatura. Quem estiver com 37,5 graus ou mais será orientado a retornar para casa. Além disso, é obrigatório o uso de máscara durante 100% do tempo, além de manter o distanciamento de 1,5metros. Feiras, eventos escolares, seminários, assembleias e competições estão totalmente proibidos dentro das escolas. Aulas em grupo de futebol ou ballet, por exemplo, estão proibidas nas escolas.

Os parques vão estar abertos, já que funcionam ao ar livre?

Não. A partir de 0h, todos os parques estarão fechados para o público, mesmo que funcionem em ambiente aberto. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, os parques urbanos, o Jardim Botânico, o Zoológico e o Zoo Safari terão os serviços de lazer interrompidos ate 19 de março.

Tenho uma consulta médica marcada, o que devo fazer?

Os serviços de saúde seguirão funcionando normalmente, pois são considerados essenciais.

As partidas de futebol estão proibidas?

De acordo com José Medina, um dos integrantes do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, as partidas de futebol ou outro esporte estão permitidas no estado, porém não está autorizada a presença de torcida. “Até porque a população precisa de algum tipo de diversão e entretenimento durante esse período muito duro”, ressaltou Medina.

Posso fazer uma festa para poucas pessoas?

A recomendação do governo estadual, com o decreto da fase vermelha, é que não sejam realizados eventos, festas ou reuniões com pessoas que não habitam a mesma casa, mesmo que em menor número de pessoas. “Há um decreto do governo de São Paulo que permite agora a polícia cessar imediatamente qualquer tipo de festa, atividade, aglomeração em ambiente privado, aberto, independentemente de Vigilância Sanitária. Aqueles que pensam que vão ludibriar o governo do estado de SP e as prefeitura municipais, não vão”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

Os shoppings e comércios estarão abertos durante o dia?

Não. Qualquer tipo de atividade do tipo está restrita neste momento. Só podem funcionar presencialmente serviços considerados essenciais. Os demais, só online, por retirada em loja ou na função delivery.

As feiras livres vão funcionar normalmente em todos os bairros?

As feiras livres, ligadas ao setor de alimentação, são consideradas pelo Centro de Contingência do coronavírus serviço essencial. Portanto continuarão funcionando normalmente nos próximos 15 dias.

Com a fase vermelha, eu devo estar fisicamente no meu trabalho?

A recomendação do Centro de Contingência da Covid-19 é que trabalho remoto seja priorizado. O objetivo, segundo especialistas, é evitar que as pessoas circulem, inclusive no transporte público. No entanto, caso não seja possível trabalhar de casa, a orientação dos especialistas é minimizar os riscos de contaminação. É imprescindível o uso de máscaras, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento.

Como será o funcionamento de bares e restaurantes?

Estão proibidos de abrir para que o público compareça presencialmente. Só estão autorizados a funcionar em esquema de delivery ou retirada na porta.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.