Damares segue atacando combate à tortura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

Damares Alves quer remover a Universidade Federal do Rio Grande do Norte do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. A instituição ocupa uma vaga de representante da sociedade civil no colegiado, que é presidido pela ministra.

Documento assinado por Damares foi encaminhado à reitoria da universidade com um parecer da consultoria jurídica do ministério. O texto diz que a pasta pode fazer uma “revisão administrativa” e invalidar edital de 2018 pelo qual a UFRN foi selecionada para participar do colegiado.

Segundo o relatório, como autarquia federal, a universidade não pode ser reconhecida como organização da sociedade civil. O edital de 2018 permitia a participação de instituições de ensino na seleção.

Damares dá 10 dias para a UFRN se manifestar sobre o parecer.

Outros representantes da sociedade civil no comitê temem que a eventual exclusão da UFRN resulte na anulação de decisões do colegiado que tiveram a participação da instituição.

É o caso, por exemplo, da seleção de peritos para atuar no Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que faz parte da estrutura da pasta de Damares. Entre outras ações, o órgão fiscaliza prisões e demais centros de privação de liberdade.

A ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade, integrante do comitê, vai entrar com uma representação no MPF pedindo uma ação contra a medida da ministra.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.