Família de Marielle critica impunidade de desembargadora
Foto: Agência O Globo
Familiares de Marielle Franco criticaram a absolvição da desembargadora Marília Castro Neves, que publicou fake news sobre a vereadora recém-assassinada.
A decisão da Corte Especial do STJ foi nesta quarta-feira.
“Surreal. Ela (Neves) esteve frente a frente com minha mãe e não pediu desculpas. Hoje, está saindo completamente ilesa. A sensação é de impunidade total, mas não podemos baixar a cabeça, teremos outras batalhas”, disse Anielle Franco, irmã de Marielle e diretora-executiva do Instituto Marielle Franco.
Monica Benício, viúva de Marielle e eleita recentemente à Câmara de Vereadores do Rio, apresentou um projeto de lei contra fake news nesta quarta-feira.
“A legislação dificultaria muito a vida de quem lucra com mentiras. Gostaria que as pessoas fizessem o exercício de se imaginarem lendo isso imediatamente após perder o grande amor de suas vidas sabendo que isso era uma grande mentira. Foram muitas as formas que usaram mataram Marielle. Fake news foi uma delas”.
Os ministros do STJ entenderam que as retratações publicadas pela juíza em redes sociais foram suficientes para absolvê-la da acusação de calúnia.
Em 2018, dois dias após a morte de Marielle Franco, a desembargadora Marília Castro Neves, do TJ do Rio, escreveu em suas redes sociais que a vereadora era engajada com criminosos e que teria sido assassinada por ter “descumprido compromissos” com traficantes, o que não é verdade.
No próximo dia 14, completam-se três anos da morte de Marielle.
O crime ainda não foi solucionado.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.