Governadores desesperados vasculham o mundo em busca de vacinas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:  Reuters

Diante do agravamento da pandemia no país e do alastramento da variante brasileira do novo coronavírus, governadores passaram a defender um esforço diplomático do país para aquisição de doses emergenciais de vacinas.

A percepção é de que diante da variante brasileira, que tem assustado o mundo, países, laboratórios e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) poderiam destinar doses emergenciais para controlar a pandemia no país. Mas há a percepção entre governadores de que isso teria que ser feito por uma articulação envolvendo o Palácio do Planalto e o Itamaraty.

Na manhã desta quarta-feira (3), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), colocou o tema em debate em um grupo virtual dos governadores.

“Meus caros, o mundo está assustado com a nova variante brasileira do coronavírus. Não seria o momento para que houvesse um esforço diplomático para o Brasil conseguir vacinas emergenciais com outros países? Podemos tentar um movimento para cobrar do Planalto-Itamaraty uma articulação para doses emergenciais, talvez com apoio na OMS?”, questionou Eduardo Leite, para em seguida completar:

“Todos estamos buscando frentes para aquisição de vacinas e esbarramos na falta de disponibilidade no mercado. Vamos precisar de articulação para buscar antecipar entregas, e isso demandará esforço diplomático.”

De forma reservada, embaixadores de representações diplomáticas no Brasil avaliam que esse é um tema que pode ter aceitação de outros países. Mas que seria preciso uma articulação do Itamaraty.

Para governadores ouvidos pelo blog, esse talvez seja o maior obstáculo para conseguir doses emergenciais. “Se esperarmos por uma ação do Planalto, do Itamaraty e do Ministério da Saúde, não acontecerá nada. O Ministério da Saúde está perdido. E quando tem algum caminho, tem que ser submetido ao presidente Jair Bolsonaro”, disse ao blog um governador, em tom pessimista.

G1

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.