Inquérito das fake news será mortal para bolsonaristas
Foto: Cristiano Mariz/VEJA
Na semana passada, o ministro Dias Toffoli, do STF, provocou surpresa ao revelar, por vontade própria, informações sigilosas do inquérito das fake news, que tramita no Supremo.
Segundo ele disse na Band, as investigações haviam mapeado fontes internacionais de financiamento dos radicais bolsonaristas que atacaram a democracia e as instituições.
“Teve financiamento estrangeiro, internacional, a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra as instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional… Está em curso o aprofundamento desses dados de investigação pelo ministro Alexandre de Moraes, o que é gravíssimo”, disse o ministro.
O ministro Alexandre de Moraes é relator de duas importantes investigações no STF. O inquérito das fake news e o caso dos atos antidemocráticos. Nos dois inquéritos, Moraes autorizou a quebra de sigilos de investigados para desmontar a rede de conspiração golpista.
Fontes ouvidas pelo Radar que estão em contato direto com as investigações dizem que o material citado por Toffoli só pode ter sido obtido a partir do inquérito das fake news, cuja profundidade até hoje é desconhecida.
No caso dos atos antidemocráticos, a PGR e a PF fizeram uma série de diligências, mas só conseguiram chegar a aloprados da caixa baixa do bolsonarismo. Não seria essa turma, que lidava com pequenas quantias de dinheiro, a mais perigosa nesse jogo de ataque a instituições.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.