Justiça manobrou para manter casos de Lula com Moro
Foto: Igo Estrela
Os laços entre as suspeitas apuradas em Curitiba com a Petrobras, que motivaram a ordem do ministro Edson Fachin para anular as condenações do ex-presidente Lula nesta segunda-feira (8), despertam intensos debates no meio jurídico desde que a operação foi deflagrada, em 2014.
Os investigados, especialmente os políticos, como Lula, afirmam desde aquela época que havia uma manobra para garantir à Vara Federal então comandada por Sergio Moro a incumbência das investigações que começaram mirando uma rede de doleiros liderada pelo operador Alberto Youssef.
O entendimento da Justiça, em especial do STF (Supremo Tribunal Federal), foi gradualmente migrando de uma adesão às teses das autoridades de Curitiba (que pleiteavam ampla autonomia para apurar ilícitos nas mais diferentes áreas do poder público) até culminar com a decisão desta segunda-feira, que retirou do Paraná o mais conhecido braço da investigação, envolvendo seu mais importante alvo.
Redação com Folha
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.