Kassio vai esperar decisão sobre anulação de Fachin para decidir sobre Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), não pretende devolver o pedido de suspeição do ex-juiz Sergio Moro para a pauta da Segunda Turma esta semana. O colegiado se reúne amanhã.

Segundo o Valor apurou, o ministro deve esperar a análise, pelo plenário, da decisão do ministro Edson Fachin que anulou as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Lava-Jato de Curitiba.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu da decisão e defendeu que a 13ª Vara Federal era sim competente para julgar o petista. A expectativa é que o presidente do STF, Luiz Fux, paute o caso para a próxima semana.

A decisão de Fachin determinava a perda de objeto do recurso que alegava que Moro agiu com parcialidade ao julgar o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá.

O ministro Gilmar Mendes, no entanto, levou o caso para a Segunda Turma na semana passada e o colegiado decidiu dar seguimento ao julgamento.

Até agora, o placar está em 2 a 2. A ministra Cármen Lúcia, no entanto, indicou que vai se manifestar novamente quando o julgamento for retomado. Inicialmente, ela votou contra a aceitação do recurso. Se ela mantiver a sua posição, caberá a Nunes Marques, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, definir o futuro de Moro.

Valor Econômico