Miami terá toque de recolher por medo do turismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Joe Raedle / AFP

Como todos os anos, quando começa a temporada de primavera no hemisfério norte, em meados de março, milhares de universitários vão para a Flórida comemorar as férias, conhecidas como “spring break”, e aproveitar o clima agradável no Sul dos EUA. Após muitos dias de festa intensa na região de Miami Beach, na Flórida, o prefeito da cidade, Dan Gelber, declarou estado de emergência e estabeleceu um toque de recolher que entrou em vigor no último sábado, temeroso de que as aglomerações provoquem um aumento de casos da Covid-19. Nesta segunda, as medidas foram estendidas até 13 de abril.

— As multidões que vêm para a cidade são mais do que podemos suportar — afirmou o prefeito, que queixou-se da postura dos estudantes que viajam ao Sul do país. — Vêm com a intenção de não cumprir regras [de controle da pandemia], causando um nível de caos e desordem impossível de ser controlado pelas autoridades.

Assim, foi estabelecido o toque de recolher a partir das 20h do horário local na região de Miami Beach, onde se concentram restaurantes, bares e lugares de entretenimento. Várias ruas e acessos ao lugar serão fechados às pessoas que não moram ali a partir das 21h do horário local.

Desde que foi confirmada a pandemia da Covid-19, em março de 2020, esse é o segundo ano consecutivo que Miami se vê forçada a interromper as festas dos universitários, diante dos estragos e da falta de cumprimento das medidas básicas para enfrentar a pandemia, que já matou, nos EUA, mais de 540 mil pessoas, mais de 32 mil delas na Flórida.

Embora os casos da Covid-19 estejam diminuindo nos EUA, de mais de 200 mil por dia em dezembro para 50 mil por dia em média agora, o governo teme que o relaxamento das restrições provoque um novo aumento. O país já aplicou ao menos a primeira dose da vacina anti-Covid em 24% da população, mas os cientistas estimam que esse número precisa chegar a 70% para que haja imunidade coletiva, freando a transmissão do vírus.

As imagens de jovens completamente descontrolados, bebendo sem máscaras e sem praticar o distanciamento social mínimo, esgotou a paciência das autoridades e as levou a tomarem essa decisão tão drástica, algo que os moradores de Miami celebraram.

As três pontes que conectam a ilha de Miami com a terra firme estarão fechadas para o trânsito das 22h às 6h do horário local. Somente os moradores, trabalhadores e hóspedes de hotéis poderão ter acesso ao lugar.

Desde a semana passada, mais de mil pessoas foram detidas por desrespeito às medidas de isolamento. O chefe de polícia de Miami Beach, Richard Clements, considerou que a situação se tornou insustentável.

— Na quinta-feira passada, centenas de pessoas provocaram uma confusão e arremessaram cadeiras como se fossem armas — relatou ele. — Esperávamos que fosse algo que ocorresse só uma vez, mas se repetiu outra noite e uma jovem se feriu — continuou.

O prefeito foi muito enfático em uma entrevista que deu à CNN.

— Se você vem aqui porque está trancado em casa e acha que vale tudo, não venha. Temos policiais adicionais em toda a parte para deter as pessoas e temos feito isso. Vamos manter a ordem. Se você vem aqui para perder o sentido, procure outro lugar. Não te queremos — advertiu.

O Globo