Mudanças no WhatsApp fazem crescer outros aplicativos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Os aplicativos de mensagem Signal e Telegram estão ganhando espaço nas telas dos smartphones do país em meio a questionamentos sobre privacidade e segurança com o uso de dados pelo Whatsapp.

Pesquisa realizada em janeiro, cerca de 20 dias depois do Facebook anunciar que iria permitir o compartilhamento de dados do Whatsapp com empresas parceiras da rede social, mostra que o Signal já está presente em 12% dos smartphones no Brasil. Já o Telegram está presente em 45% dos smartphones, 10 pontos percentuais a mais do que há seis meses.

É a primeira vez que o Signal aparece na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos de mensagem no Brasil, que é realizada semestralmente. O panorama ouviu 2.026 pessoas entre 20 e 27 de janeiro.

Até então uma unanimidade, presente em 98% dos smartphones do país, o Whatsapp sofreu alguns abalos em termos de popularidade: a fatia de usuários que abre o app todo dia caiu de 95% para 86% em seis meses. Além disso, as preocupações com o uso de dados podem estar afetando o interesse pelo Whatsapp Pay, o sistema de pagamentos do mensageiro que está sob análise do Banco Central: a porcentagem de pessoas que disseram querer usar o Whatsapp Pay caiu de 66% para 54% no período, de acordo com a pesquisa. (A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.)

Diante da repercussão negativa da nova política de privacidade, o Whatsapp adiou a sua entrada em vigor — agora prevista para maio.

A pesquisa do Mobile Time traz ainda outras notícias pouco agradáveis para os negócios de Mark Zuckerberg no Brasil. O número de pessoas que possui o aplicativo de mensagem do Facebook instalado caiu de 59% para 39% nos últimos seis meses. E o percentual que usa o Messenger diariamente não passa de 22%

A boa notícia para o Facebook vem do Instagram, que despontou também como ferramenta para troca de mensagens há um ano, e segue crescendo em popularidade. O aplicativo já está presente em 81% dos smartphones — e 64% acessa o aplicativo todos os dias.

A pesquisa também mediu o risco de desinstalação — que é definido pela quantidade de pessoas que nunca ou quase nunca acessam um app. O Signal lidera o risco de desinstalação com 38%, seguido do Messenger do Facebook com 26%. O risco de alguém desinstalar o Whatsapp no Brasil é de 1%, e do Instagram, de 5%. O Telegram vem em terceiro, com 21%.

O Globo

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.