SP pode ter que prolongar fechamento do comércio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 no estado de São Paulo, João Gabbardo, afirmou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (18), que a fase emergencial pode se estender em algumas regiões do estado para depois do dia 30 de março. A nova etapa incorporada ao Plano SP começou na segunda-feira (15) e tem o objetivo de frear o avanço do novo coronavírus.

“É provável que isso [a extensão da fase] aconteça. Talvez não com todo o estado, mas com boa parte das regiões quase certo que isso vai acontecer, que nós vamos precisar estender as medidas”, afirmou.

O coordenador-executivo do Centro de Contingência também explicou que o resultado dessa redução do contato físico não aparece imediatamente.

“Nós precisamos de pelo menos duas semanas para que os novos casos comecem a reduzir. Três semanas depois começam a reduzir as intenções, e os óbitos mais adiante”, disse.

“Quando a gente diz ‘fique em casa’, a gente está dizendo ‘procure não ter contato com outras pessoas’. Não adianta ficar em casa e fazer festa em casa, chamar a família ou várias famílias para ir almoçar no domingo. Esse ficar em casa não vai adiantar nada.”

CNN Brasil