Bolsonaro pode apresentar medidas de curto prazo contra desmatamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

Com o aumento das cobranças dos americanos sobre o Brasil na área ambiental, o presidente Jair Bolsonaro foi aconselhado por ministros a apresentar metas de curto prazo para o desmatamento no Brasil durante a Cúpula do Clima convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O evento começa na próxima quinta-feira (22), mesmo dia em que Bolsonaro discursará por três minutos.

Segundo ministros ouvidos pela CNN, a sugestão é para que o presidente brasileiro apresente “metas claras” de desmatamento no país até 2022, ano em que se encerra o primeiro mandato de Bolsonaro. A apresentação dessas metas seria um aceno explícito aos americanos para superar a carta enviada pelo presidente brasileiro a Biden, na qual o chefe do Palácio do Planalto prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2030.

Ministros do governo ressaltam que os sinais enviados pelos americanos após essa carta foram de que o Brasil precisava avançar e apresentar medidas mais concretas e no curto prazo. Além da promessa de metas de redução de desmatamento, Bolsonaro foi aconselhado a anunciar reforço no orçamento de instituições de combate ao desmatamento, como o INPE, o Ibama e o ICMBio.

Conforme o analista da CNN Caio Junqueira noticiou nesta segunda-feira (19) a ampliação do orçamento é tratada pela diplomacia brasileira como o grande anúncio a ser feito por Bolsonaro no evento, embora não esteja previsto ainda o percentual de aumento. O argumento de interlocutores do presidente é de que o percentual não foi definido porque o orçamento deste ano ainda não foi sancionado.

Auxiliares presidenciais querem que o presidente ressalte ainda no discurso o que o Brasil tem de positivo, na visão do governo. Entre esses pontos, assessores citam o fato de o país não representar nem 3% das emissões de carbono; de ter a matriz energética essencialmente limpa e uma regulação ambiental forte; e de ter capacidade de produção agrícola com tecnologia de ponta e com uso de parcela pequena do território nacional.

Nesta segunda-feira (19), Bolsonaro reuniu ministros no Planalto para debater o tom do discurso, entre eles, o chanceler Carlos França, e os titulares do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura, Tereza Cristina, e das Comunicações, Fábio Faria. O texto, no entanto, ainda não foi fechado. A expectativa é de que uma nova reunião ocorra até quinta-feira para fechar os detalhes.

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.