Brasil sofre na 2a onda e Alemanha está na terceira

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ANNEGRET HILSE / REUTERS

O Gabinete da chanceler alemã Angela Merkel aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que dá poderes temporários ao governo central para tomar medidas de combate à pandemia da Covid-19, decisão que hoje cabe aos 16 estados do país. A chanceler afirmou que os poderes, que precisam ser aprovados pelas duas câmaras do Parlamento, são necessários para conter uma terceira onda da pandemia.

— Para que a situação melhore, precisamos parar a terceira onda, quebrá-la e revertê-la, e as medidas para combater a pandemia precisam ser mais rígidas — disse Merkel em entrevista coletiva depois que o gabinete aprovou o projeto, que modifica a Lei de Proteção contra Infecções.

De acordo com o projeto, que só se aplicará até 30 de junho, um “freio de emergência” obrigatório será aplicado pelo governo central nas regiões em que o número de novas infecções por 100 mil residentes ultrapassar 100 por três dias consecutivos em uma semana.

O freio incluiria toques de recolher entre 21h e 5h, bem como limitar as reuniões privadas a uma família e mais uma pessoa. Todas as lojas, exceto as essenciais, seriam obrigadas a fechar, enquanto a abertura de instalações culturais e recreativas, como teatros, museus e zoológicos, seria proibida. As escolas teriam que retornar ao ensino à distância se a incidência do vírus subir acima de 200 por 100 mil habitantes por três dias consecutivos.

O projeto de lei é uma reação à implementação negligente, pelos estados, das diretrizes federais sobre o “freio de emergência”, que já existiam.

— Essa decisão é de importância nacional — afirmou Merkel. — A situação é séria e nós devemos encará-la com atenção. A terceira onda da pandemia está forte em nosso país.

A Alemanha tem lutado para controlar um novo surto da Covid-19 e autoridades locais têm hesitado em adotar restrições mais rígidas a poucos meses das eleições gerais de 26 de setembro.

A tensão entre Merkel e os governos estaduais atingiu o auge em março, quando ela voltou atrás depois de anunciar uma quarentena rígida no feriado da Páscoa. Uma reunião entre a chanceler e governadores para discutir os próximos passos foi adiada nesta semana, já que um acordo entre as partes era inviável.

O número de infecções na Alemanha aumentou, nesta terça-feira, para 140,9 por 100 mil pessoas na média dos últimos sete dias, o maior valor em quase três meses. O número de casos que precisam de cuidado intensivo é o maior desde o fim de janeiro, apesar da vacinação estar avançando mais rápido, com o recorde diário de 650 mil doses administradas na última sexta-feira.

— Eu disse desde o início que, se nós esperássemos até que todas as UTIs lotassem, seria tarde demais — disse Merkel — Nós não deveríamos deixar isso acontecer e também não podemos ignorar o pedido de ajuda dos médicos de terapia intensiva.

A reunião do gabinete foi adiantada em um dia para acelerar a nova lei. Algumas autoridades locais levantaram dúvidas sobre sua compatibilidade com as regras constitucionais da Alemanha a respeito da divisão de poderes entre os governos federal e regionais.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.