Doenças de inverno vão agravar pandemia pressionando hospitais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Agora RN

Com altas taxas de ocupação por Covid-19, hospitais públicos e particulares do Brasil devem enfrentar novo colapso a partir de maio, período em que doenças sazonais, como gripe e pneumonia, incidem mais na população. O alerta é do epidemiologista Márcio Bittencourt, que atua no Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da USP.

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (1º), ele explicou que medidas mais restritivas adotadas por estados no início do ano ainda não refletem nos leitos hospitalares, que seguem lotados por todo o país. Em São Paulo, até a rede particular registra taxas de ocupação acima dos 90%.

“Se entrarmos no período sazonal ruim para outras doenças, mesmo que a Covid-19 não piore muito, mas se chegarmos lá com os hospitais tão cheios como agora, vamos ter outra sobrecarga muito complicada”, afirmou Bittencourt.

“Todo ano, no Sudeste e Sul, ao redor de maio, começam as internações de inverno por piora de doenças pulmonares. Piora a asma, aumenta pneumonia e até mesmo a gripe”, destacou o especialista sobre as doenças invernais que muitas vezes resultam em internações.

Bittecourt destacou que não é o momento de flexibilizar as restrições de circulação. “Tudo o que faço hoje para controlar a transmissão do vírus, mesmo que acabasse com ela, vai levar cerca de um mês para ter reflexo nas internações e mais outro mês para refletir nos óbitos. O que começamos a fazer em março, que nem foi tão intenso, vai ter reflexo mais importante a partir de agora.”

CNN Brasil 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.